Reflexões teórico-práticas sobre vivências na pesquisa e no ensino de base funcionalista
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02432Palavras-chave:
Relato de experiência, Linguística Sistêmico-Funcional, Pesquisa e ensinoResumo
Este artigo é resultado de reflexões teóricas e práticas propostas na disciplina de Seminários em Linguística II, do programa de Pós-Graduação em Letras. Como todos os discentes pesquisam com base na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), a professora propôs dividir a disciplina em duas partes: na primeira, os discentes responderiam quatro perguntas teórico-reflexivas sobre seus percursos acadêmicos, profissionais e pessoais, relacionando-as com o funcionalismo e, na segunda, os preceitos teóricos foram aplicados em conjunto de dados e categorias analíticas escolhidos pelos discentes. Esse momento de diálogo e prática resultou na construção de um espaço de aprofundamento, imersão e de execução. Em suas apresentações das respostas às questões, os pesquisadores ressaltaram o poder de reflexão, de tomada de consciência, de retroalimentação de seu fazer e agir, seja na docência de cada um ou em sua área de atuação, seja na sua trajetória como pesquisador em formação, evidenciando o sucesso dessa empreitada ousada proposta na disciplina.
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