O olhar docente para as disciplinas eletivas no Ensino Médio em tempo integral: uma análise do discurso avaliativo à luz do subsistema de atitude
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02433Palavras-chave:
Disciplina eletiva, Sistema de Avaliatividade, AtitudeResumo
No âmbito da Educação Básica em tempo integral, as eletivas se configuram como componentes curriculares significativos para a formação dos estudantes. Levando em consideração a relevância dessa disciplina e sua recente implantação no contexto da educação pública no estado do Ceará, torna-se imprescindível investigar como as eletivas são vivenciadas nas escolas e compreendidas pelos sujeitos nelas envolvidos. Logo, o objetivo deste estudo consiste em investigar, a partir da manifestação do subsistema de atitude no discurso, o posicionamento avaliativo de docentes de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) acerca de suas vivências no ensino de disciplinas eletivas. Para tal, esta pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como descritiva e exploratória e se fundamenta nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico Funcional (Halliday, 1994; Halliday; Matthiessen, 2004) com enfoque no Sistema de Avaliatividade (Martin; White 2005). Os dados foram coletados por meio de um questionário online, formulado por meio do Google Forms, e analisados levando em consideração as categorias do subsistema de atitude: afeto, julgamento e apreciação. Os discursos avaliativos revelaram que os docentes manifestam predominantemente afetos vinculados à insatisfação e à infelicidade com o ensino de eletivas e julgamentos do tipo normalidade dos alunos, os quais evidenciam a necessidade de que os jovens assumam uma postura autônoma e proativa durante as aulas. Já as apreciações positivas recaíram na flexibilidade de conteúdos e na liberdade de ações docentes e as negativas incorrem na falta tanto de recursos quanto na falta de um método avaliativo mais sistemático para verificar o rendimento e a participação dos alunos.
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