Reflexões sobre a criação da disciplina "Ensino de literaturas de línguas estrangeiras" nos cursos de Letras da UERN
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02006Palavras-chave:
Literatura e Ensino, Licenciaturas em Letras Estrangeiras, Projetos de ensinoResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de criação da disciplina "Ensino de literaturas de línguas estrangeiras" no âmbito da reformulação dos currículos dos cursos de Letras inglês e espanhol do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Avançado de Pau dos Ferros. Partindo das contribuições teórico-metodológicas de autores como Segabinazi (2011), Pinheiro-Mariz (2008), Santoro (2007), Jover-Faleiros (2019), dentre outros, o artigo traz uma problematização em torno do texto literário enquanto objeto de ensino nas aulas de línguas estrangeiras. Além disso, com vistas a contribuir com a formação docente, a pesquisa também apresenta o desenho final do novo componente curricular adotado nos cursos mencionados.
Downloads
Referências
ARAGíO, C. O. Todos maestros todos aprendices: la literatura en la formación de profesores de E/LE tratada como objeto de estudio, recurso para la enseñanza y formadora de lectores. Diagnóstico y propuesta de innovación en la Universidade Estadual do Ceará – Brasil. 2016. 552 f. Tese. (Doutorado em Filología Hispánica) - Universitat de Barcelona, Barcelona, 2006.
CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas cidades; Ouro sobre azul, 2004.
COSTA JUNIOR, J. V. L. Lembrar para não esquecer: memória, história e ficção em aula de língua espanhola. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2017.
GUIMARíES, R. B. J. O estágio curricular no curso de Letras: o desafio de ensinar a ensinar literatura. In: MILREU, I; RODRIGUES, M. C. (org.). Ensino de língua e literatura: políticas, práticas e projetos. Campina Grande, Bagagem, 2012. p. 273-288.
JOVER-FALEIROS, R. O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 2, n. 57, p. 1-10, 2019.
MARTINS, M. H. de S. Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito. 1986. 230 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.
MATOS, D. C. V. S. A linguística aplicada no Brasil e as pesquisas em língua espanhola. Revista Inventário, Salvador, v. 2, n. 12, p. 1-11, jan./jul. 2013.
NASCIMENTO, M. B. do; TROUCHE, A. L. G. Literatura y enseñanza. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2006.
PAIVA, R. S. C. de. Discussão do texto literário como ferramenta de ensino de E/LE em disciplinas do curso de Letras-Espanhol: propostas de componente curricular. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 140-156, set./dez. 2019.
PINHEIRO-MARIZ, J. O texto literário em aula de FLE. 2008. 286 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
RICHARDS, J. C; RODGERS, T. S. Approaches and methods in languaje teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
SANTORO, E. Da indissociabilidade entre o ensino de língua e de literatura: uma proposta para o ensino do italiano como língua estrangeira. 2016. 355 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SEGABINAZI, D. M. Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na Universidade do Século XXI. 2011. 342 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
SILVA, M. M. da. Uma estranha na sala de aula: interculturalidade, letramento literário e ensino. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 2, n. 57, p. 1-13, 2019.
SILVA, M. J. F. da. Texto literário em língua espanhola no contexto acadêmico: reflexos da formação docente. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.