Reflexões sobre a criação da disciplina "Ensino de literaturas de línguas estrangeiras" nos cursos de Letras da UERN
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02006Mots-clés :
Literatura e Ensino, Licenciaturas em Letras Estrangeiras, Projetos de ensinoRésumé
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de criação da disciplina "Ensino de literaturas de línguas estrangeiras" no âmbito da reformulação dos currículos dos cursos de Letras inglês e espanhol do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Avançado de Pau dos Ferros. Partindo das contribuições teórico-metodológicas de autores como Segabinazi (2011), Pinheiro-Mariz (2008), Santoro (2007), Jover-Faleiros (2019), dentre outros, o artigo traz uma problematização em torno do texto literário enquanto objeto de ensino nas aulas de línguas estrangeiras. Além disso, com vistas a contribuir com a formação docente, a pesquisa também apresenta o desenho final do novo componente curricular adotado nos cursos mencionados.
Téléchargements
Références
ARAGíO, C. O. Todos maestros todos aprendices: la literatura en la formación de profesores de E/LE tratada como objeto de estudio, recurso para la enseñanza y formadora de lectores. Diagnóstico y propuesta de innovación en la Universidade Estadual do Ceará – Brasil. 2016. 552 f. Tese. (Doutorado em Filología Hispánica) - Universitat de Barcelona, Barcelona, 2006.
CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas cidades; Ouro sobre azul, 2004.
COSTA JUNIOR, J. V. L. Lembrar para não esquecer: memória, história e ficção em aula de língua espanhola. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2017.
GUIMARíES, R. B. J. O estágio curricular no curso de Letras: o desafio de ensinar a ensinar literatura. In: MILREU, I; RODRIGUES, M. C. (org.). Ensino de língua e literatura: políticas, práticas e projetos. Campina Grande, Bagagem, 2012. p. 273-288.
JOVER-FALEIROS, R. O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 2, n. 57, p. 1-10, 2019.
MARTINS, M. H. de S. Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito. 1986. 230 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.
MATOS, D. C. V. S. A linguística aplicada no Brasil e as pesquisas em língua espanhola. Revista Inventário, Salvador, v. 2, n. 12, p. 1-11, jan./jul. 2013.
NASCIMENTO, M. B. do; TROUCHE, A. L. G. Literatura y enseñanza. Rio de Janeiro: CCAA Editora, 2006.
PAIVA, R. S. C. de. Discussão do texto literário como ferramenta de ensino de E/LE em disciplinas do curso de Letras-Espanhol: propostas de componente curricular. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 140-156, set./dez. 2019.
PINHEIRO-MARIZ, J. O texto literário em aula de FLE. 2008. 286 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
RICHARDS, J. C; RODGERS, T. S. Approaches and methods in languaje teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
SANTORO, E. Da indissociabilidade entre o ensino de língua e de literatura: uma proposta para o ensino do italiano como língua estrangeira. 2016. 355 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SEGABINAZI, D. M. Educação literária e a formação docente: encontros e desencontros do ensino de literatura na escola e na Universidade do Século XXI. 2011. 342 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
SILVA, M. M. da. Uma estranha na sala de aula: interculturalidade, letramento literário e ensino. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 2, n. 57, p. 1-13, 2019.
SILVA, M. J. F. da. Texto literário em língua espanhola no contexto acadêmico: reflexos da formação docente. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.