Por uma abordagem argumentativa da condição

Autores

  • Cristiane Dall Cortivo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

argumentação, gramática, condição

Resumo

A proposta deste artigo é estudar a expressão da condição segundo a Teoria da Argumentação na Lí­ngua (ANL), especificamente na sua fase atual, a Teoria dos blocos Semânticos (TBS), de autoria de Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Nosso objetivo é descrever e explicar o fenômeno linguí­stico expressão da condição segundo uma abordagem semântica, ou seja, que leve em conta aspectos que constituem o sentido da condição, sem que estejam, necessariamente, em conformidade com a terminologia gramatical. Partimos de descrições gramaticais, cujas concepções de linguagem são as mais diversas, pois entendemos que esse tipo de estudo diz respeito não ao uso da lí­ngua, mas ao seu sistema linguí­stico, descrevendo suas regras, classificando e nomeando os elementos que o compõem. Com a Teoria da Argumentação na Lí­ngua, que usamos para analisar nosso conjunto de dados, realizamos um estudo que busca explicar o fenômeno linguí­stico do qual nos ocupamos segundo diferentes ocorrências, articulando lí­ngua e fala, ou seja, sistema linguí­stico e seu uso, visto que o objeto de estudo da ANL é a lí­ngua em uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

CAREL, M; DUCROT, O. La Semántica Argumentativa: una introducción a la teorí­a de los bloques semánticos. Buenos Aires: Colihue, 2005.

CAREL, M. DUCROT, O. Descrição argumentativa e descrição polifônica: o caso da negação. Letras de Hoje. Porto Alegre, v.43, n. 1, p. 7-18, jan./mar.2008.

CUNHA, C. F.; CINTRA, L. F. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

DALL C. Cristiane. O sentido argumentativo da condição. 2009. 128f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

DUCROT, O. Suposição e pressuposição. DUCROT, Oswald. Princí­pios de semântica linguí­stica: dizer e não dizer (1972). São Paulo: Cultrix, 1977.

_____. Analyse de textes et linguistique de l´énonciation. DUCROT, Oswald et al. Les mots du discours. Paris: Minuit, 1980.

_____. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

_____. Polifoní­a y argumentación: conferencias del seminario Teorí­a de la Argumentación y Análisis del Discurso. Cali: Feriva, 1990.

_____. Os Topoi na Teoria da Argumentação na Lí­ngua. Revista Brasileira de Letras, v.1, n.1, inverno de 1999. Universidade Federal de São Carlos.

_____. Os internalizadores. Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 37, n. 3, p. 7-26, 2002.

_____. A Pragmática e o estudo semântico da lí­ngua. Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 40, n. 1, p 9-21, 2005.

LUFT, C. P. Moderna gramática brasileira. São Paulo: Globo, 2002.

ROCHA, L. C. H. Gramática normativa da lí­ngua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

CORTIVO, C. D. . Por uma abordagem argumentativa da condição. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 53–70, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1158. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores