É hora do comercial: introdução ao estudo da argumentação no ensino fundamental por meio de textos publicitários
Palavras-chave:
argumentação, publicidade, Ensino de línguaResumo
O trabalho com a leitura e a escrita na escola deve possibilitar o envolvimento dos alunos em práticas reais, autênticas. Ao compreender como utilizar um texto pertencente a um determinado gênero, pressupõe-se que os usuários poderão agir com a linguagem de forma mais eficaz (BRASIL, 2001). Para alcançar tal
objetivo, o professor poderá desenvolver projetos pedagógicos que visem ao conhecimento acerca dos gêneros e ao desenvolvimento da competência leitora, além de promover a discussão sobre o uso dos gêneros escolhidos e suas funções sociais, sua composição, seu estilo. Este trabalho pretende mostrar como é possível proporcionar, desde as séries iniciais, situações que proporcionem o estudo da argumentação. Para isso, analisa produções a partir de um projeto realizado com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que envolve o estudo e a produção de gêneros do domínio publicitário. O gênero publicitário foi escolhido por poder ser usado como modelo de sedução/persuasão (MONNERAT, 2003), favorecendo, assim, o ensino de alguns aspectos da argumentação.
Como diretriz para este trabalho, foram utilizados pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Charaudeau (1992, 2009).
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