É hora do comercial: introdução ao estudo da argumentação no ensino fundamental por meio de textos publicitários

Autores

  • Glayci Kelli Reis da Silva Xavier Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

argumentação, publicidade, Ensino de lí­ngua

Resumo

O trabalho com a leitura e a escrita na escola deve possibilitar o envolvimento dos alunos em práticas reais, autênticas. Ao compreender como utilizar um texto pertencente a um determinado gênero, pressupõe-se que os usuários poderão agir com a linguagem de forma mais eficaz (BRASIL, 2001). Para alcançar tal
objetivo, o professor poderá desenvolver projetos pedagógicos que visem ao conhecimento acerca dos gêneros e ao desenvolvimento da competência leitora, além de promover a discussão sobre o uso dos gêneros escolhidos e suas funções sociais, sua composição, seu estilo. Este trabalho pretende mostrar como é possí­vel proporcionar, desde as séries iniciais, situações que proporcionem o estudo da argumentação. Para isso, analisa produções a partir de um projeto realizado com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que envolve o estudo e a produção de gêneros do domí­nio publicitário. O gênero publicitário foi escolhido por poder ser usado como modelo de sedução/persuasão (MONNERAT, 2003), favorecendo, assim, o ensino de alguns aspectos da argumentação.
Como diretriz para este trabalho, foram utilizados pressupostos da Teoria Semiolinguí­stica de Análise do Discurso, de Charaudeau (1992, 2009).

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Referências

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Publicado

2013-03-13

Como Citar

XAVIER, G. K. R. da S. . É hora do comercial: introdução ao estudo da argumentação no ensino fundamental por meio de textos publicitários. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 336–356, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1217. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores