Sistema lógico-semântico de expansão na reescrita de textos acadêmicos: escolhas linguísticas de uma estudante versus as escolhas do ChatGPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02307

Palavras-chave:

Linguí­stica Sistêmico-Funcional, Reescrita, ChatGPT, Inteligência Artificial

Resumo

O estudo aborda as escolhas linguísticas presentes na reescrita de textos produzidos por aprendizes novatos em contexto acadêmico e pela ferramenta ChatGPT. Tem-se por objetivo analisar essas escolhas linguísticas a partir do sistema lógico-semântico de expansão (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; 2014) presentes em versões reescritas de um mesmo texto. De natureza qualitativa e interpretativa, o corpus é constituído pela escrita e a reescrita de uma estudante de primeiro semestre de graduação e três versões produzidas pelo ChatGPT, visando à comparação dessas ocorrências. A análise enfoca a natureza das mudanças nos complexos oracionais de todas as versões reescritas, buscando compreender quais mudanças no sistema lógico-semântico são recorrentes. Os resultados mostram que a expansão por intensificação é priorizada pelo ChatGPT através do acréscimo de modificadores, o que difere das escolhas da estudante. O ChatGPT segue um padrão, iniciando com orações paratáticas estendidas (1^+2) e dá continuidade com complexos oracionais elaborados hipotaticamente (α^ =β). O ChatGPT oferece respostas diferentes de acordo com o comando dado, numa tentativa de se assemelhar à reescrita, mas mostra dificuldade em produzir seguindo instruções extensas e reconhecer variáveis contidas no feedback. A contribuição diz respeito a entender como o ChatGPT lê as orientações disponibilizadas para reescrever um texto.

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Biografia do Autor

Lucia Rottava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Instituto de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora pela Unicamp e Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela Univesity of London (Birbeck College).

Antonio Márcio da Silva, University of Essex, Essex, UK

Professor da University of Essex, Essex, UK. Doutor em Hispanic Studies (Cinema Brasileiro) pela University of Bristol.

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Publicado

2023-06-16

Como Citar

ROTTAVA, L.; DA SILVA, A. M. Sistema lógico-semântico de expansão na reescrita de textos acadêmicos: escolhas linguísticas de uma estudante versus as escolhas do ChatGPT. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02307, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02307. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4902. Acesso em: 5 nov. 2024.