Reflexões teórico-práticas sobre vivências na pesquisa e no ensino de base funcionalista

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02432

Keywords:

Relato de experiência, Linguística Sistêmico-Funcional, Pesquisa e ensino

Abstract

This article is the result of theoretical and practical reflections proposed during the discipline Seminários em Linguística II from Graduate degree in Literature. As all students research were based on Systemic Functional Linguistics (SFL), the professor proposed splitting the discipline in two major parts: first, students would respond four theoretical-reflexive questions about their academic, professional and personal journey, relating them to functionalism; second, theoretical approach were applied to data and analytical categories chosen by the students. Such moment of debates and practices was able to establish a space of deepening, immersion and execution. During the presentations, researchers emphasized the importance of reflection, becoming aware, feedback regarding their actions, whether during own teaching process or in their journey as scholar in formation, highlighting the success of such task throughout the discipline.

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Author Biographies

Medianeira Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Área de atuação: Linguística e Linguística Sistêmico-Funcional.  Membro dos grupos de pesquisa: SAL, LEDOC e GPET.

Aldeir Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Letras, com ênfase em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Letras também pelo PPGL da UFPE. Docente efetivo na área de Língua Portuguesa na rede estadual de Pernambuco. Membro do grupo de pesquisa SAL.

Estela Carielli de Castro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Letras, com ênfase em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista CAPES. Mestra em Letras também pelo PPGL da UFPE. Área de atuação: Semiótica Social e Multimodalidade.

Mar Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

MMestra em Letras, com ênfase em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

References

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Published

2024-12-03

How to Cite

SOUZA, Medianeira; SILVA, Aldeir Gomes da; CASTRO, Estela Carielli de; SILVA, Mar. Reflexões teórico-práticas sobre vivências na pesquisa e no ensino de base funcionalista. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02432, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02432. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6338. Acesso em: 5 feb. 2025.

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