O Slam como recurso de valorização e construção de identidades dissidentes em sala de aula: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02323

Palavras-chave:

Slam, Língua Portuguesa, Decolonialidade

Resumo

Freire (1985) defende a importância da valorização do “mundo” do educando e sua relação com o processo educacional, enfatizando o relacionamento entre os conteúdos e a realidade das/os estudantes como forma de possibilitar caminhos mais significativos de aprendizagem. A partir dessa perspectiva, objetivamos apresentar um relato de experiência de uma professora de uma escola estadual na cidade de Arapiraca (AL), acerca do trabalho com o Slam em sala de aula. A escolha do gênero textual fundamenta-se no uso do letramento crítico e decolonial no contexto de ensino. Como aporte teórico, baseamo-nos em Freire (1985), Street (2014), Cosson (2009), dentre outros, para pensar os letramentos, Quijano (1992) para abordar a decolonialidade, e Hall (2016) para conceituar a noção de identidades. Como resultados da pesquisa, observamos grandes contribuições do gênero literário Slam para as aulas de literatura e para a formação da identidade do sujeito leitor crítico, reflexivo e decolonial, uma vez que o trabalho desenvolvido contribuiu para o exercício do respeito e da aceitação das diferentes culturas e sujeitos.

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Biografia do Autor

Maria Alcione dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Rafaela Martins da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Lorena Araújo de Oliveira Borges, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente do Programa do Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB).

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente do Programa do Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

SANTOS, M. A. dos; SILVA, R. M. da .; BORGES, L. A. de O.; MENICONI, F. C. O Slam como recurso de valorização e construção de identidades dissidentes em sala de aula: relato de experiência. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02323, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02323. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5113. Acesso em: 7 jul. 2024.