Leitura de textos multimodais do tipo memes: uma proposta de recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02305

Palavras-chave:

Texto multimodal, Memes, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Textos multimodais estão cada vez mais presentes nas práticas de leituras de adolescentes e jovens. Isso porque a cultura digital alcança, progressivamente, esse público leitor. Levando em consideração que uma prática de leitura está para além do ato de decodificar o código linguístico, porque requer a habilidade de construir significado a partir do que foi lido, objetiva-se, neste estudo, demonstrar que a utilização de textos multimodais do tipo memes podem servir como ferramenta produtiva para o ensino nas aulas de Língua Portuguesa, particularmente, para o Ensino Médio. A relevância deste trabalho efetua-se pela abrangente produção de memes em ambientes virtuais de interação, nos quais os jovens, de modo geral, circulam cotidianamente. O corpus é constituído de textos extraídos de uma página no Twitter, intitulada Memes inuteis para salvar sua vida inutil (sic), que atinge um público de, pelo menos, 1,3 milhão de pessoas. O estudo se sustenta nos pressupostos teóricos a respeito de gêneros textuais e textos multimodais, com base em Marcuschi (2008), Abrahão (2018), Lima et al. (2021) Pavanelli-Zubler, Ayres e Souza (2017), Pereira e Pereira (2020), Gomes, Semechechem e Cardoso (2020), Deusará, Arantes e Muylaert (2021), entre outros. A metodologia de análise é de caráter qualitativo, está apoiada em um quadro de referência funcionalista e se configura enquanto pesquisa exploratória. Os principais resultados demonstraram que os textos multimodais memes configuram uma ferramenta produtiva a ser utilizada como recurso pedagógico para as aulas de Língua Portuguesa, permitindo trabalhar diversos aspectos dos usos linguísticos, entre os quais se destacam: construção/produção de sentido e efeito de humor, referenciação, concordância verbo-nominal e variação linguística.

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Biografia do Autor

Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA).

Maria da Guia Taveiro Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2023-06-16

Como Citar

CARVALHO, D. P. B. de; SILVA, M. da G. T. Leitura de textos multimodais do tipo memes: uma proposta de recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02305, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02305. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4686. Acesso em: 2 jul. 2024.