Leitura de textos multimodais do tipo memes: uma proposta de recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02305

Palabras clave:

Texto multimodal, Memes, Ensino de Língua Portuguesa

Resumen

Textos multimodais estão cada vez mais presentes nas práticas de leituras de adolescentes e jovens. Isso porque a cultura digital alcança, progressivamente, esse público leitor. Levando em consideração que uma prática de leitura está para além do ato de decodificar o código linguístico, porque requer a habilidade de construir significado a partir do que foi lido, objetiva-se, neste estudo, demonstrar que a utilização de textos multimodais do tipo memes podem servir como ferramenta produtiva para o ensino nas aulas de Língua Portuguesa, particularmente, para o Ensino Médio. A relevância deste trabalho efetua-se pela abrangente produção de memes em ambientes virtuais de interação, nos quais os jovens, de modo geral, circulam cotidianamente. O corpus é constituído de textos extraídos de uma página no Twitter, intitulada Memes inuteis para salvar sua vida inutil (sic), que atinge um público de, pelo menos, 1,3 milhão de pessoas. O estudo se sustenta nos pressupostos teóricos a respeito de gêneros textuais e textos multimodais, com base em Marcuschi (2008), Abrahão (2018), Lima et al. (2021) Pavanelli-Zubler, Ayres e Souza (2017), Pereira e Pereira (2020), Gomes, Semechechem e Cardoso (2020), Deusará, Arantes e Muylaert (2021), entre outros. A metodologia de análise é de caráter qualitativo, está apoiada em um quadro de referência funcionalista e se configura enquanto pesquisa exploratória. Os principais resultados demonstraram que os textos multimodais memes configuram uma ferramenta produtiva a ser utilizada como recurso pedagógico para as aulas de Língua Portuguesa, permitindo trabalhar diversos aspectos dos usos linguísticos, entre os quais se destacam: construção/produção de sentido e efeito de humor, referenciação, concordância verbo-nominal e variação linguística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA).

Maria da Guia Taveiro Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB).

Citas

ABRAHÃO, V. B. B. Semântica, enunciação e ensino. Vitória: EDUFES, 2018. 182.

ALVES, C. C. B. O uso do tu e do você no português falado no Maranhão. 210. 144f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Linguística, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

ANDRADE, C. Q.; ALVES, C. C. B.; SCHERRE, M. M. P. Considerações sobre o significado social da variação dos pronomes de segunda pessoa do singular: variedades maranhense e brasiliense. Revista Ciência Geográfica, v. 26, n. 3, p. 1550-1572, 2022.

BECHARA, E. Lições de português pela análise sintática. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

BORTONI-RICARDO. S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, D. S. B.; NOGUEIRA, S. M. Abordagem sobre os aspectos semânticos explorados no livro didático Novas Palavras, 1º ano, de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio (2016) em Imperatriz-MA. Philólogus, Rio de Janeiro, v. 75, n. 25, p. 729-743, dez. 2019.

COELHO, I. L., GÖSKI. E. M., SOUZA, C. M. N. de., MAY, G. H. Para conhecer a Sociolinguística. São Paulo. Contexto, 2018.

COSTA, W. A. dos S. Cerveja ou vírus? O objeto de discurso corona em memes fotográficos da internet. Fórum Linguístico, v. 18, n. 2, p. 5989-6000, 2021.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DEUSDARÁ, B.; ARANTES, P. C. C.; MUYLAERT, T. Enunciação em memes sobre a pandemia: análise discursiva de sentidos na web. Diálogo das Letras, v. 10, p. e02106, 2021.

FERRAREZI JR, C. A pesquisa em semântica de contextos e cenários: princípios e aspectos metodológicos. Campinas: Mercado de Letras, 2018.

FERRAREZI JR. C. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, A. A. S.; SOUSA, R. L. A; CARVALHO, D. P. B. de; NOGUEIRA, S. M. Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli, v. 10. n. 4. 10. dez. 2021.

MARCUSCHI. L. A. Produção Textual, análise dos gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. 2008.

MOREIRA, R. A.; CARMO, B. S. do; TAVEIRO-SILVA, M. da G. Análise da variação linguística em fachadas comerciais como proposta de letramento. Philólogus, v. 26, n. 78, p. 839-853, dez. 2020.

NOGUEIRA, S. M.; LOURO, Y. Semântica na periferia: a prática de professores de língua portuguesa com livro didático adotado em Imperatriz/ma. Verbum, v. 8, n. 3, p. 151-171, dez. 2019.

PAVANELLI-ZUBLER, E. P.; AYRES, S. R. B.; SOUZA, R. de M. Memes nas redes sociais: práticas a partir das culturas de referência dos estudantes. Revista Rendin, v. 6, n. 1, p. 1-9, 2017.

SILVA, M. da P. L. da; PINHEIRO, D. V. de L. O livro didático e suas contribuições para o ensino religioso. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v.1, n. 1, p. 15-22, 2017.

SILVEIRA, L. de F.; CARVALHO, D. S. B.; MACEDO, I. D. G.; NOGUEIRA, S. M. Polissemia e ambiguidade em livro didático do 3º ano do Ensino Médio, adotado em Imperatriz-MA. Philólogus, v. 26, n. 78, p. 2849-2857, dez. 2020.

Publicado

2023-06-16

Cómo citar

CARVALHO, D. P. B. de; SILVA, M. da G. T. Leitura de textos multimodais do tipo memes: uma proposta de recurso pedagógico no ensino de Língua Portuguesa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02305, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02305. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4686. Acesso em: 21 nov. 2024.