Cultura, identidade e comunicação organizacional: imagens de si no discurso de uma instituição de ensino no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02010

Palavras-chave:

Comunicação e cultura organizacional, Ethos discursivo, Facebook

Resumo

Esta pesquisa, de forma imbricada, analisa comunicação, cultura, identidade e discurso organizacional em páginas de redes sociais, com o objetivo de compreender a imagem de si construí­da no discurso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) no Facebook. Para tanto, a base teórica contempla conceitos de cenografia e ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008, 2010, 2011, 2013), cultura (GEERTZ, 2008), identidade (HALL, 2000, 2005, 2016; WOODWARD, 2012), cultura organizacional (MORGAN, 2011) e comunicação nas organizações (MARCHIORI, 2008, 2016; ALMEIDA, 2008). O corpus deste estudo de caso compõe-se de um meme publicado na página do IFRS no Facebook. Como resultado, observou-se que a cenografia enunciativa da postagem analisada utiliza-se de uma linguagem verbo-visual em que há elementos discursivos (verbais e não verbais) que representam a cultura e identidade organizacionais, construindo um ethos discursivo de compromisso social, como uma imagem de si que intenciona aproximar a instituição de seus públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. L. de C. A construção de sentido sobre "quem somos" e "como somos vistos". In: MARCHIORI, M. (org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008. p. 31-50.

AMOSSY, R. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, R. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2013. p. 9-28.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.

BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 43-66, jul./dez. 2013.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Cientí­fica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasí­lia, DF: Presidência da República, [2008]. Disponí­vel em: http:// http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 02 nov. 2019.

CARRIERI, A. P.; LEITE-DA-SILVA, A. R. Cultura Organizacional versus culturas nas organizações: conceitos contraditórios entre o controle e a compreensão. In: MARCHIORI, M. (org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008. p. 51-75.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

DUCROT, O. Le dire et le dit. Paris: Minuit, 1984.

GEERTZ, C. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: GEERTZ, C (org.). A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. p. 25-39.

HALL, S. Quem precisa da identidade? In: SILVA, T. T. da (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HALL, S. O papel da Representação. In: HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016. p. 31-108.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - IFRS. Plano de desenvolvimento institucional 2019-2023. Bento Gonçalves: IFRS, 2018. Disponí­vel em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2019/03/PDI-FINAL-2018_Arial-1.pdf. Acesso em 10 abr. 2019.

MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAINGUENEAU, D. Ethos: ethos e apresentação de si nos sites de relacionamento. In: MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 79-98.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (org.). Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 11-32.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: uma perspectiva abrangente e inovadora de inter-relacionamento organizacional. In: MARCHIORI, M. (org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008. p. 77-94.

MARCHIORI, M. Por que cultura organizacional está ligada à comunicação. Disponí­vel em: http://www.aberje.com.br/colunas/por-que-cultura-organizacional-esta-ligada-comunicacao. São Paulo: ABERJE, 2016. Acesso em: 01 nov. 2018.

MORGAN, G. Imagens da organização. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho cientí­fico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SACKMANN, S. A. (ed.). Cultural complexity in organization: inherent contrasts and contradictions. London: Sage, 1997.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual, verbal. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

SMIRCICH, C. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative science quarterly. Ithaca, v. 28, n. 3, p. 339-358, 1983.

SHIFMAN, L. Memes in a digital culture. Cambridge: MIT Press, 2014.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 7-72.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

THOMAS, C. S. .; FREITAS, E. C. de . Cultura, identidade e comunicação organizacional: imagens de si no discurso de uma instituição de ensino no Facebook. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02010, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02010. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2135. Acesso em: 23 nov. 2024.