Capacidades de linguagem desenvolvidas em estudantes do ensino médio a partir de uma dinâmica de produção de textos focada no ENEM

Autores

  • Milena Moretto Universidade São Francisco (USF)
  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Palavras-chave:

Capacidades de Linguagem, Sequência Didática, Produção Escrita

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as capacidades de linguagem (discursivas e linguí­stico-discursivas) que foram desenvolvidas por estudantes do ensino médio a partir de uma sequência didática cujo propósito foi prepará-los para prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, pautamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva didática da escola de Genebra (DOLZ, NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010). Utilizamos, para essa análise, os textos que foram desenvolvidos pelos alunos em uma produção inicial, isto é, antes da aplicação da sequência didática elaborada e também na produção final, após uma série de atividades realizadas em torno das principais dificuldades apresentadas na primeira produção. Com as análises, observamos que os estudantes desenvolveram capacidades de linguagem na ação comunicativa, via escrita, tanto em elementos linguí­sticos quanto discursivos.

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Referências

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

MORETTO, M. .; WITTKE, C. I. . Capacidades de linguagem desenvolvidas em estudantes do ensino médio a partir de uma dinâmica de produção de textos focada no ENEM. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 155–172, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/624. Acesso em: 5 out. 2024.