Capacidades de linguagem desenvolvidas em estudantes do ensino médio a partir de uma dinâmica de produção de textos focada no ENEM

Autores/as

  • Milena Moretto Universidade São Francisco (USF)
  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Palabras clave:

Capacidades de Linguagem, Sequência Didática, Produção Escrita

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar as capacidades de linguagem (discursivas e linguí­stico-discursivas) que foram desenvolvidas por estudantes do ensino médio a partir de uma sequência didática cujo propósito foi prepará-los para prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, pautamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva didática da escola de Genebra (DOLZ, NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010). Utilizamos, para essa análise, os textos que foram desenvolvidos pelos alunos em uma produção inicial, isto é, antes da aplicação da sequência didática elaborada e também na produção final, após uma série de atividades realizadas em torno das principais dificuldades apresentadas na primeira produção. Com as análises, observamos que os estudantes desenvolveram capacidades de linguagem na ação comunicativa, via escrita, tanto em elementos linguí­sticos quanto discursivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABREU-TARDELLI, L. S. Elaboração de sequências didáticas: ensino e aprendizagem de gêneros em lí­ngua inglesa. In: DAMIANOVIC, M. C. Material didático: elaboração e avaliação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2007, p. 73-85.

BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

COLE, M.; SCRIBNER, S. Introdução. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luí­s Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. XVII-XXXVI.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suí­ça (Francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, [2004] 2010, p. 35-60.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, [2004] 2010, p. 81-108.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Tradução de Fabrí­cio Decândio e Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaí­s Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, [2004] 2010, p. 19-34.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luí­s Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2018-08-10

Cómo citar

MORETTO, M. .; WITTKE, C. I. . Capacidades de linguagem desenvolvidas em estudantes do ensino médio a partir de uma dinâmica de produção de textos focada no ENEM. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 155–172, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/624. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.