Capacidades de linguagem desenvolvidas em estudantes do ensino médio a partir de uma dinâmica de produção de textos focada no ENEM
Keywords:
Capacidades de Linguagem, Sequência Didática, Produção EscritaAbstract
O presente artigo tem como objetivo analisar as capacidades de linguagem (discursivas e linguístico-discursivas) que foram desenvolvidas por estudantes do ensino médio a partir de uma sequência didática cujo propósito foi prepará-los para prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, pautamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva didática da escola de Genebra (DOLZ, NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010). Utilizamos, para essa análise, os textos que foram desenvolvidos pelos alunos em uma produção inicial, isto é, antes da aplicação da sequência didática elaborada e também na produção final, após uma série de atividades realizadas em torno das principais dificuldades apresentadas na primeira produção. Com as análises, observamos que os estudantes desenvolveram capacidades de linguagem na ação comunicativa, via escrita, tanto em elementos linguísticos quanto discursivos.
Downloads
References
ABREU-TARDELLI, L. S. Elaboração de sequências didáticas: ensino e aprendizagem de gêneros em língua inglesa. In: DAMIANOVIC, M. C. Material didático: elaboração e avaliação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2007, p. 73-85.
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
COLE, M.; SCRIBNER, S. Introdução. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. XVII-XXXVI.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, [2004] 2010, p. 35-60.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, [2004] 2010, p. 81-108.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Tradução de Fabrício Decândio e Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, [2004] 2010, p. 19-34.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.