A lista de constatações como instrumento de regulação da aprendizagem em aulas de produção textual

Autores/as

  • Paulo da Silva Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palabras clave:

Produção textual, Sequência didática, Artigo de opinião

Resumen

Neste trabalho apresentamos algumas considerações sobre o uso da lista de constatações como instrumento regulador da aprendizagem em aulas de produção textual no ensino médio. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicamos uma sequência didática em que o produto final era a produção do gênero artigo de opinião para veiculação em periódico da escola ou local. Nosso embasamento teórico é pautado nos postulados do Grupo de Didática das Lí­nguas da Universidade de Genebra. Assim, tomamos como fundamental o papel da intervenção docente no processo de escrita/reescrita de textos, tendo o modelo e as sequências didáticas, aliados à lista de constatações, como ferramentas didático-metodológicas capazes de nortear as ações docentes e discentes na complexa atividade de produzir textos na escola. Alguns resultados demonstraram que essas ferramentas didáticas podem levar os alunos a produzirem textos de forma mais adequada com o gênero proposto.

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Publicado

2012-06-10

Cómo citar

LIMA, P. da S. . A lista de constatações como instrumento de regulação da aprendizagem em aulas de produção textual. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 26–40, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1136. Acesso em: 5 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores