A lista de constatações como instrumento de regulação da aprendizagem em aulas de produção textual
Palabras clave:
Produção textual, Sequência didática, Artigo de opiniãoResumen
Neste trabalho apresentamos algumas considerações sobre o uso da lista de constatações como instrumento regulador da aprendizagem em aulas de produção textual no ensino médio. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicamos uma sequência didática em que o produto final era a produção do gênero artigo de opinião para veiculação em periódico da escola ou local. Nosso embasamento teórico é pautado nos postulados do Grupo de Didática das Línguas da Universidade de Genebra. Assim, tomamos como fundamental o papel da intervenção docente no processo de escrita/reescrita de textos, tendo o modelo e as sequências didáticas, aliados à lista de constatações, como ferramentas didático-metodológicas capazes de nortear as ações docentes e discentes na complexa atividade de produzir textos na escola. Alguns resultados demonstraram que essas ferramentas didáticas podem levar os alunos a produzirem textos de forma mais adequada com o gênero proposto.
Descargas
Citas
BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2007.
DOLZ, J. & SCHNEUWLY, B. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
DOLZ, J. et al.. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. (Org). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras. 2010, p.81-108.
GONÇALVES, A. V. Ferramentas didáticas e ensino: da teoria í prática em sala de aula. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.) Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos-SP: Claraluz. 2009, p. 225-248.
MORIN, A. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropedagogia renovada. Tradução de Michel Thiollent. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.
ROJO, R.H. Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas do professor? In: KLEIMAN, A (Org.). A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras. 2001, p. 313-335.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.