Revisão e reescrita de textos a partir do gênero textual conto infantil

Auteurs

  • Ângela Francine Fuza Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá (UNICAMP)

Mots-clés :

Escrita, Gênero, Revisão, Reescritura, Ensino Fundamental

Résumé

Este artigo demonstra como as caracterí­sticas próprias do gênero definem o trabalho de revisão do professor e de reescrita por parte do aluno do Ensino Fundamental. Analisaram-se as práticas de produção textual do 4º ano, observando-se as aulas do professor e as produções dos alunos. Constatou-se que não há indí­cios de caracterí­sticas do gênero nos apontamentos da professora, embora haja a entrega de um conto infantil antes do iní­cio da escrita do texto pelos alunos. Diante da narrativa produzida, que pode ser considerada um conto, o professor desenvolveu uma revisão textual-interativa, ou seja, a fim de ampliar o conteúdo dos textos, houve o trabalho com bilhetes para os alunos logo ao final da produção, fazendo com que haja um espaço interativo entre professor e aluno, mas não efetivamente indí­cios de revisão do gênero trabalhado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1992.

BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Lí­ngua Portuguesa: 5ª a 8ª séries. Brasí­lia: SEF, 1998.

CONTOS INFANTIS. Disponí­vel em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes.htm Acesso em: 2 fev. 2012.

COSTA, P. F. A. Os contos de fadas: de narrativas populares a instrumento de intervenção. 2003. 73. f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR., Três Corações, 2003.

CHRISTENSON, T. A. Supporting struggling writers in the elementary classroom. Newark, DE: International Reading Association, 2002.

ESPER, D. S. Caracterizando os processos de revisão e reescrita no Ensino Fundamental I. 2011. 73. f. Relatório de Pesquisa. 2011. Disponí­vel em: http://www.escrita.uem.br/ Acesso em: 12 jan. 2012.

FIAD, R. S. & MAYRINK-SABINSON, M. L.T. A escrita como trabalho. In. MARTINS, M. H. (Org). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991, p.55-62.

FUZA, A. F. A finalidade da produção escrita no livro didático: análise dos comandos de escrita. In: MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita. Maringá: Editora do Departamento de Letras, 2007. [CD-ROM].

GERALDI, J.W. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

INEP. Qualidade da educação: uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental. Disponí­vel em: http://www.inep.gov.br/. Acessado em: 24 mar. 2010.

MENEGASSI, R. J. Da revisão í reescrita: operações e ní­veis linguí­sticos na construção do texto. 1998. 265.f. Tese (Doutorado em Letras). Faculdade de Ciências e Letras de Assis/ Universidade Estadual Paulista, Assis, 1998.

______. A internalização da escrita no ensino fundamental. In: ANTONIO, D. A.; NAVARRO, P. (Org.). O texto como objeto de ensino, de descrição linguí­stica e de análise textual e discursiva. Maringá: Eduem, 2009, p. 27-47.

NASCIMENTO, C. E. Os bilhetes orientadores da reescrita e a aprendizagem do gênero relatório. In: GONÇALVES, A, V.; BAZARIM, M. (Org.). Interação, gêneros e letramento: a reescrita em foco. São Carlos: Claraluz, 2009, p. 63-80.

PARANí, Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação: Lí­ngua Portuguesa. Paraná, 2008.

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010.

SERAFINI, M. T. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 1998.

SOARES, M. Português: uma proposta para o letramento. 3ª série. Ensino Fundamental. São Paulo: Moderna, 1999.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Téléchargements

Publiée

2012-06-10

Comment citer

FUZA, Ângela F. .; MENEGASSI, R. J. . Revisão e reescrita de textos a partir do gênero textual conto infantil. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 41–56, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1139. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores