A importância da literatura infantil afro-brasileira e africana no ensino fundamental do SESC - Petrolina/PE

Autores

  • Aurilia de Brito Lima Universidade de Pernambuco/Campus Petrolina (UPE)
  • Fabiana Cristina da Silva Universidade de Pernambuco/Campus Petrolina (UPE)

Palavras-chave:

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Literatura Infantil, Diversidade Cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a utilização e as repercussões ocorridas com a literatura infantil Afro-Brasileira e Africana no ensino fundamental do SESC-Petrolina. Foi utilizada como fundamentação teórica autores e documentos como Brasil (2003), Coelho (2002), Jovino (2006) entre outros. Como recursos metodológicos, realizou-se análise documental (do acervo do SESC), observação das salas de aulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e questionários aplicados com a bibliotecária, coordenadora pedagógica e professoras das respectivas turmas citadas. Encontrou-se uma pequena, porém, qualitativa produção literária sobre a temática Afro-Brasileira e Africana constatando-se então que, apesar de as docentes terem conhecimento sobre a legislação e a temática, as ações realizadas não são sistematizadas. Acredita-se na importância da Literatura Infantil e outros instrumentos didáticos, na promoção e na valorização de uma parcela da população historicamente excluí­da. Como uma educação democrática, com novos paradigmas educativos de valorização da diversidade cultural garantindo respeito a cultura Afro-Brasileira e Africana.

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Referências

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

LIMA, A. de B. .; SILVA, F. C. da . A importância da literatura infantil afro-brasileira e africana no ensino fundamental do SESC - Petrolina/PE. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 104 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1276. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores