A importância da literatura infantil afro-brasileira e africana no ensino fundamental do SESC - Petrolina/PE
Palavras-chave:
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Literatura Infantil, Diversidade CulturalResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a utilização e as repercussões ocorridas com a literatura infantil Afro-Brasileira e Africana no ensino fundamental do SESC-Petrolina. Foi utilizada como fundamentação teórica autores e documentos como Brasil (2003), Coelho (2002), Jovino (2006) entre outros. Como recursos metodológicos, realizou-se análise documental (do acervo do SESC), observação das salas de aulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e questionários aplicados com a bibliotecária, coordenadora pedagógica e professoras das respectivas turmas citadas. Encontrou-se uma pequena, porém, qualitativa produção literária sobre a temática Afro-Brasileira e Africana constatando-se então que, apesar de as docentes terem conhecimento sobre a legislação e a temática, as ações realizadas não são sistematizadas. Acredita-se na importância da Literatura Infantil e outros instrumentos didáticos, na promoção e na valorização de uma parcela da população historicamente excluída. Como uma educação democrática, com novos paradigmas educativos de valorização da diversidade cultural garantindo respeito a cultura Afro-Brasileira e Africana.Downloads
Referências
ARANTES, A. S; SILVA, F. C. da. Escola Cidadã: Formação de Professores em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em Petrolina/PE. Petrolina: 2009 (Projeto de Extensão).
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Lei 10.639 de Janeiro de 2003. Brasília: 2003.
CERVO, A. L; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica: para o uso dos estudantes universitários. São Paulo: Editora McGraw-Hill Ltda, 1983.
COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: 2002.
JESUS, A. O. de. Personagens negros na literatura infanto-juvenil no Brasil e Moçambique (2000 – 2007): entrelaçadas vozes tecendo negritudes. Paraíba, 2010. Tese. (Doutorado em Letras) Programa de Pós-graduação em Letras da UFPB, 2010.
JOVINO, I. da S. Literatura Infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In: SOUZA, F; LIMA, M. N. (Org). Literatura Afro-brasileira. Salvador: Centro de estudos afroorientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
MARIOSA, G. S; REIS, M. da G. dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira naconstrução das identidades das crianças. Estação Literária. Londrina, Vagão-volume 8 parte A, dez. p. 42-53, 2011.
RODRIGUES, A. de J. Metodologia Científica. São Paulo: Editora Avercamp, 2006.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2006.Uma Breve História do SESC e Análise da Biblioteca do SESC - Petrolina - Disponível em: <http://www.sesc-pe.com.br/> Acesso em: 22/03/2011
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.