Transformando o ensino de literatura: uma reflexão sobre tradição e eurocentrismo

Autores

  • Adilson Vagner Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Lauane Sthéfani Coutinho Santos Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Stephanie Yumi Kuabara Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Eurocentrismo, livro didático, literatura, ensino

Resumo

Este artigo analisa a valorização do discurso eurocêntrico nos livros didáticos de lí­ngua portuguesa e literatura. A partir da discussão acerca de alguns dos grandes desafios atuais para o ensino de literatura, pretendeu-se apresentar determinados direcionamentos didáticos dos materiais de apoio à aprendizagem no ensino médio. Em termos metodológicos, por meio de análises de conteúdo, foram verificados os três volumes da série "Português: Linguagens" de William R. Cereja e Thereza C. Magalhães, a fim de investigar os mecanismos de materialização do discurso eurocêntrico nesses livros. Os resultados demonstram uma valorização ainda intensa da história cultural da Europa, principalmente no primeiro volume da série, em que a predominância de referências à literatura de Portugal desfavorece o acesso dos alunos í s produções nacionais contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasí­lia: MEC/ Semtec, 2006.

______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasí­lia: MEC, 2007.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasí­lia: MEC, 2003.

______, Lei n. 11.645. História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indí­gena. Brasí­lia: MEC, 2008.

CEREJA, W. & MAGALHíES, T. C. Português – Linguagens. Vol. I. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

_______, Português – Linguagens. Vol. II. 7ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

_______, Português – Linguagens. Vol. III. 7ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

COSSON, R. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2011.

COUTINHO, A. A literatura no Brasil. 6. ed. São Paulo: Global, 2003.

HOBSBAWN, E. & RANGER, T.(orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

KLEIN, J. A. Leitura e ensino de literatura contemporânea no ensino médio: um olhar crí­tico sobre livros didáticos do PNLD 2015. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Frederico Westphalen, 2015.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

________. Usos e abusos da literatura na escola. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

MAGNAMI, M. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

NOBREGA, G. M. Literatura e História: um diálogo possí­vel. In: SILVA, A. et al. Literatura & Estudos Culturais. João Pessoa: Editora Universitária, 2004, p.87-118.

OLIVEIRA, A. V. Lí­ngua e ensino: uma experiência literária em foco. Revista de Letras Norteamentos. Estudos Literários, Sinop, v. 8, n. 15, jan./jun. 2015, p.169-183.

________ Os estudos culturais e suas relações com a literatura. In: SILVA, A. R.; FRANÇA, R. (Org). Epistemologias do sul: estudos de literatura, lí­nguas e educação. Cáceres-MT: Unemat Editora, 2014, p.187-218.

PAIVA, A. et al (Org). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SHOHAT, E. & STAM, R. Crí­tica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

OLIVEIRA, A. V. .; SANTOS, L. S. C. .; KUABARA, S. Y. . Transformando o ensino de literatura: uma reflexão sobre tradição e eurocentrismo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 160–174, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1427. Acesso em: 3 dez. 2024.