Transformando o ensino de literatura: uma reflexão sobre tradição e eurocentrismo

Autores/as

  • Adilson Vagner Oliveira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Lauane Sthéfani Coutinho Santos Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Stephanie Yumi Kuabara Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palabras clave:

Eurocentrismo, livro didático, literatura, ensino

Resumen

Este artigo analisa a valorização do discurso eurocêntrico nos livros didáticos de lí­ngua portuguesa e literatura. A partir da discussão acerca de alguns dos grandes desafios atuais para o ensino de literatura, pretendeu-se apresentar determinados direcionamentos didáticos dos materiais de apoio à aprendizagem no ensino médio. Em termos metodológicos, por meio de análises de conteúdo, foram verificados os três volumes da série "Português: Linguagens" de William R. Cereja e Thereza C. Magalhães, a fim de investigar os mecanismos de materialização do discurso eurocêntrico nesses livros. Os resultados demonstram uma valorização ainda intensa da história cultural da Europa, principalmente no primeiro volume da série, em que a predominância de referências à literatura de Portugal desfavorece o acesso dos alunos í s produções nacionais contemporâneas.

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Publicado

2016-06-10

Cómo citar

OLIVEIRA, A. V. .; SANTOS, L. S. C. .; KUABARA, S. Y. . Transformando o ensino de literatura: uma reflexão sobre tradição e eurocentrismo. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 160–174, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1427. Acesso em: 20 sep. 2024.