O letramento literário na formação de professores de Ensino Religioso - uma leitura do Mito do Dilúvio em um conto de Machado de Assis
Palavras-chave:
Letramento Literário, Ensino Religioso Pluralista, Saberes da DocênciaResumo
Este artigo toma como lentes teóricas a concepção dialógica da linguagem e as teorias sobre leitura e letramento literário inseridas no contexto formativo de docentes do Ensino Religioso. O objetivo é trazer para o ambiente dessa formação textos literários que abordem a temática do Transcendente e do fenômeno religioso, com a finalidade de se criar momentos de leitura para a compreensão das diferentes formas como os discursos religiosos se constituem pela linguagem. Para isso, escolhemos o conto "Na Arca - três capítulos inéditos do Genesis", de Machado de Assis, relacionando-o ao Mito do Dilúvio, presente em narrativas sagradas para dialogar com os discursos que circulam nos espaços literários e religiosos dos conhecimentos das Ciências da Religião. A análise indica como a literatura pode reatualizar mitos ao dar-lhe interpretações e novos questionamentos, assim como faz Machado de Assis, ao posicionar os personagens da narrativa bíblica como sujeitos do cotidiano, aproximando-os das características mais reais do que míticas. Entendemos que uma formação que subsidie futuros docentes dessas compreensões pode contribuir para práticas leitoras mais eficientes.Downloads
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