O letramento literário na formação de professores de Ensino Religioso - uma leitura do Mito do Dilúvio em um conto de Machado de Assis

Autores

  • Araceli Sobreira Benevides Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Letramento Literário, Ensino Religioso Pluralista, Saberes da Docência

Resumo

Este artigo toma como lentes teóricas a concepção dialógica da linguagem e as teorias sobre leitura e letramento literário inseridas no contexto formativo de docentes do Ensino Religioso. O objetivo é trazer para o ambiente dessa formação textos literários que abordem a temática do Transcendente e do fenômeno religioso, com a finalidade de se criar momentos de leitura para a compreensão das diferentes formas como os discursos religiosos se constituem pela linguagem. Para isso, escolhemos o conto "Na Arca - três capí­tulos inéditos do Genesis", de Machado de Assis, relacionando-o ao Mito do Dilúvio, presente em narrativas sagradas para dialogar com os discursos que circulam nos espaços literários e religiosos dos conhecimentos das Ciências da Religião. A análise indica como a literatura pode reatualizar mitos ao dar-lhe interpretações e novos questionamentos, assim como faz Machado de Assis, ao posicionar os personagens da narrativa bí­blica como sujeitos do cotidiano, aproximando-os das caracterí­sticas mais reais do que mí­ticas. Entendemos que uma formação que subsidie futuros docentes dessas compreensões pode contribuir para práticas leitoras mais eficientes.

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

BENEVIDES, A. S. . O letramento literário na formação de professores de Ensino Religioso - uma leitura do Mito do Dilúvio em um conto de Machado de Assis. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 132 –, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1277. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores