Práticas de letramento(s) na escola: reflexões sobre a formação do aluno do ensino médio

Autores

  • Kélvya Freitas Abreu Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Letramento (s), Letramento Crí­tico, Engajamento discursivo.

Resumo

O presente estudo traz uma reflexão sobre o que se entende por letramento(s) e como esta abordagem pedagógica de ensino produz impactos na formação dos sujeitos aprendizes de lí­ngua materna no ensino médio. Nesse sentido, adotam-se os últimos direcionamentos propostos pelas Orientações Nacionais do Ensino Médio (OCNEM, BRASIL, 2006) e pela perspectiva do letramento, mais precisamente em sua vertente sociocultural (CASSANY, 2006), para a discussão e análise desta pesquisa. Uma vez que ao compreender os conceitos-chave que gravitam os estudos do(s) letramento(s), os docentes constroem espaços de consciência linguí­stica do usuário de linguagem nas mais diversas práticas, inclusive as escolares. Como resultado, o aluno se percebe envolto em uma contí­nua atividade de construção de sentidos, inserindo-os em práticas socioculturamente contextualizadas e situadas que os levam a oportunidade de construir, compartilhar, recriar e recontextualizar o seu conhecimento.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

ABREU, K. F. . Práticas de letramento(s) na escola: reflexões sobre a formação do aluno do ensino médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 42–60, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1204. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores