A videorresenha de séries em uma perspectiva sociorretórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02328

Palavras-chave:

Abordagem sociorretórica, Análise de movimentos, Gênero videorresenha

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) fizeram migrar para o ambiente virtual gêneros que antes circulavam em mídias mais tradicionais, levantando a pergunta pelas eventuais transformações por que passam esses gêneros no processo. Tal é o caso da resenha, um gênero que subsiste em diferentes modalidades. Neste trabalho, nosso objetivo foi investigar a organização retórica de videorresenhas de séries publicadas em vlogs na internet. Como parte de uma pesquisa maior, este estudo, de natureza exploratória, visou ainda lançar as bases para a futura elaboração de atividades didáticas em torno do referido gênero e voltadas para salas de aula do Ensino Fundamental, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Foi selecionado um corpus de 10 videorresenhas, que foram analisadas com base na perspectiva de Língua para Fins Específicos, ou abordagem sociorretórica, fundamentada nos trabalhos de Swales (1990, 2004). Os resultados evidenciam um papel importante da integração de múltiplas semioses na realização das estratégias retóricas que compõem as videorresenhas. Tal constatação reforça a importância pedagógica de se considerar o gênero em sua realização multissemiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almeni Maria Silva de Araújo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo, Universidade de Pernambuco (UPE)

Docente da Universidade de Pernambuco (UPE). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Benedito Gomes Bezerra, Universidade de Pernambuco (UPE)/Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Docente da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutor em Letras/Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

ARAÚJO, A. D. Lexical signalling: a study of unspecific nouns in book reviews. 1996. 284 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

ARAÚJO, J.; ANDRADE, S. R. F; LIMA, G. J. Videorresenhas do booktube: uma análise da organização sociorretórica desse gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, n. 3, p. 853-864, set./dez. 2021.

BEZERRA, B. G. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola Editorial, 2022.

BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BEZERRA, B. G. A distribuição das informações em resenhas acadêmicas. 2001. 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRITTO, F. T. A.; DA SILVA, W. M. Videorresenhas em ambiente digital. Texto Livre, v. 12, n. 2, p. 1 – 29, 2019.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: new literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, Singapura, v. 4, n. 3, p. 164-195, ago. 2009.

LÊDO, A. C. O.; BEZERRA, B. G.; PEREIRA, M. L. S. O ensino de gêneros na perspectiva dos letramentos acadêmicos: a resenha no curso de letras. Fórum Linguístico, v. 19, n. 3, p. 8471-8488, jul./set. 2022.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MILLER, C. R. Gênero como ação social. In: MILLER, C. R. Gênero, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 21-44.

MOTTA-ROTH, D. Rhetorical Features and Disciplinary Cultures: a genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. 1995. 356 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

OLIVEIRA, J. R.; OLIVEIRA, F. C. G.; ALVES FILHO, F. A organização retórica e ação social em resenhas literárias do Instagram. Intercâmbio, v. 47, p. 137-155, 2021.

PAIVA, V. L. M. O. Propiciamento (affordance) e autonomia na aprendizagem de língua inglesa. In: LIMA, D. C. (org.). Aprendizagem de língua inglesa: histórias refletidas. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010. p. 151-161.

ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

RIBEIRO, A. E. F. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. Debates em Educação, v. 12, p. 446-460, dez. 2020.

SOUZA, C. R.; SILVA, W. M. da. A resenha como produto de retextualização em (re)escrita acadêmica. Trama, v. 13, n. 28, p. 54–85, 2017.

SWALES, J. M. Genre Analysis: English in Academic and Research Settings. Cambridge (UK); New York: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. M. Research Genres: Exploration e applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

TILIO, R. (Re)interpretando e implementando criticamente a pedagogia dos multiletramentos. Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 33-42, 2021.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Como Citar

ARAÚJO, A. M. S. de; LÊDO, A. C. de O.; BEZERRA, B. G. . A videorresenha de séries em uma perspectiva sociorretórica. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02328, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02328. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5115. Acesso em: 7 jul. 2024.