A videorresenha de séries em uma perspectiva sociorretórica
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02328Palavras-chave:
Abordagem sociorretórica, Análise de movimentos, Gênero videorresenhaResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) fizeram migrar para o ambiente virtual gêneros que antes circulavam em mídias mais tradicionais, levantando a pergunta pelas eventuais transformações por que passam esses gêneros no processo. Tal é o caso da resenha, um gênero que subsiste em diferentes modalidades. Neste trabalho, nosso objetivo foi investigar a organização retórica de videorresenhas de séries publicadas em vlogs na internet. Como parte de uma pesquisa maior, este estudo, de natureza exploratória, visou ainda lançar as bases para a futura elaboração de atividades didáticas em torno do referido gênero e voltadas para salas de aula do Ensino Fundamental, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Foi selecionado um corpus de 10 videorresenhas, que foram analisadas com base na perspectiva de Língua para Fins Específicos, ou abordagem sociorretórica, fundamentada nos trabalhos de Swales (1990, 2004). Os resultados evidenciam um papel importante da integração de múltiplas semioses na realização das estratégias retóricas que compõem as videorresenhas. Tal constatação reforça a importância pedagógica de se considerar o gênero em sua realização multissemiótica.
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