Uma análise textual-discursiva de propostas de governo para a atuação de estudantes secundaristas em eleições municipais
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02301Palavras-chave:
Ensino, Texto, TurismoResumo
Neste trabalho, apresenta-se uma análise do gênero textual proposta de governo a fim de evidenciar a sua contribuição para a atuação de estudantes secundaristas em eleições municipais. A seleção do corpus partiu do contraste entre as propostas de governo dos candidatos eleitos para as prefeituras de Congonhas, Ouro Preto e Tiradentes nas eleições municipais de 2012, 2016 e 2020. Essas três cidades mineiras são conhecidas pelas suas atividades turísticas, porém a primeira é considerada como cidade turística de passagem. Trabalhou-se com a hipótese de que a análise do tópico discursivo sobre turismo nessas propostas de governo poderia revelar o grau de detalhamento das políticas públicas para esse setor e, por tabela, justificar, parcialmente, esse rótulo recebido por Congonhas. Para isso, utilizou-se parte do arcabouço teórico-metodológico da Linguística Textual (ADAM, 2019; ANTUNES, 2010; KOCK; ELIAS, 2012; MARCUSCHI, 2008): tópico discursivo, sequência prototípica descritiva, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade. A análise revela que o menor grau de detalhamento das políticas públicas voltadas para o turismo é o da cidade de Congonhas. Conclui-se, assim, que os estudantes do ensino médio podem ter uma melhor atuação nas eleições municipais ao compreenderem como uma análise textual-discursiva pode influenciar a construção identitária de uma cidade por meio do gênero textual em foco.
Downloads
Referências
ADAM, J. M. Textos: tipos e protótipos. São Paulo: Contexto, 2019.
ANDRADE, R. B. Formação de analistas de discurso sênior e júnior: perspectivas sobre o turismo em Congonhas-MG. Cuiabá, Revista Diálogos, v.10, n.1, p. 155-173, jan./abril 2022.
ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo. Parábola Editorial, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Decreto Nº 9.203, de 22 de novembro de 2017. Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/decreto/d9203.htm. Acesso em: 14 março 2023.
CAPISTRANO JÚNIOR, R.; LINS, M. da P. P.; ELIAS, V. M. Linguística textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
LINS, M. da P.; PINHEIRO, C. L.; TOMAZI, M. M.; CAVALCANTE, M. M. Tópico discursivo e transversalidade de temas no ensino de língua portuguesa. In: MARQUESI, S. C.; PAULIUKONIS, A. L.; ELIAS, V. M. (org.). Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
MARQUESI, S. C.; PAULIUKONIS, A. L.; ELIAS, V. M. (org.). Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017.
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE). Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, 2023. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/ divulga/#/. Acesso em: 14 março 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogo das Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.