Uma análise textual-discursiva de propostas de governo para a atuação de estudantes secundaristas em eleições municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02301

Palavras-chave:

Ensino, Texto, Turismo

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma análise do gênero textual proposta de governo a fim de evidenciar a sua contribuição para a atuação de estudantes secundaristas em eleições municipais. A seleção do corpus partiu do contraste entre as propostas de governo dos candidatos eleitos para as prefeituras de Congonhas, Ouro Preto e Tiradentes nas eleições municipais de 2012, 2016 e 2020. Essas três cidades mineiras são conhecidas pelas suas atividades turísticas, porém a primeira é considerada como cidade turística de passagem. Trabalhou-se com a hipótese de que a análise do tópico discursivo sobre turismo nessas propostas de governo poderia revelar o grau de detalhamento das políticas públicas para esse setor e, por tabela, justificar, parcialmente, esse rótulo recebido por Congonhas. Para isso, utilizou-se parte do arcabouço teórico-metodológico da Linguística Textual (ADAM, 2019; ANTUNES, 2010; KOCK; ELIAS, 2012; MARCUSCHI, 2008): tópico discursivo, sequência prototípica descritiva, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade. A análise revela que o menor grau de detalhamento das políticas públicas voltadas para o turismo é o da cidade de Congonhas. Conclui-se, assim, que os estudantes do ensino médio podem ter uma melhor atuação nas eleições municipais ao compreenderem como uma análise textual-discursiva pode influenciar a construção identitária de uma cidade por meio do gênero textual em foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Batista Andrade, Instituto Federal de Minas Gerais Campus Congonhas (IFMG-Congonhas)

Docente do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Congonhas (IFMG-Congonhas). Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

ADAM, J. M. Textos: tipos e protótipos. São Paulo: Contexto, 2019.

ANDRADE, R. B. Formação de analistas de discurso sênior e júnior: perspectivas sobre o turismo em Congonhas-MG. Cuiabá, Revista Diálogos, v.10, n.1, p. 155-173, jan./abril 2022.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo. Parábola Editorial, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Decreto Nº 9.203, de 22 de novembro de 2017. Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/decreto/d9203.htm. Acesso em: 14 março 2023.

CAPISTRANO JÚNIOR, R.; LINS, M. da P. P.; ELIAS, V. M. Linguística textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

LINS, M. da P.; PINHEIRO, C. L.; TOMAZI, M. M.; CAVALCANTE, M. M. Tópico discursivo e transversalidade de temas no ensino de língua portuguesa. In: MARQUESI, S. C.; PAULIUKONIS, A. L.; ELIAS, V. M. (org.). Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2008.

MARQUESI, S. C.; PAULIUKONIS, A. L.; ELIAS, V. M. (org.). Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE). Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, 2023. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/ divulga/#/. Acesso em: 14 março 2023.

Downloads

Publicado

2023-06-16

Como Citar

ANDRADE, R. B. Uma análise textual-discursiva de propostas de governo para a atuação de estudantes secundaristas em eleições municipais. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02301, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02301. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4778. Acesso em: 24 nov. 2024.