A organização retórica de questões de provas do ENADE do curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02012Palavras-chave:
Análise de gêneros, Modelo CARS, ENADEResumo
No Brasil, a cada três anos, os estudantes de cursos de graduação são avaliados por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Considerando a importância desse exame, o objetivo deste estudo é descrever as estratégias retóricas que orientam a organização das informações em questões objetivas do ENADE do curso de Administração, utilizando-se um corpus com dez questões de provas realizadas nos anos de 2012, 2015 e 2018. Para a análise, adotamos como ponto de partida o modelo retórico do gênero Enunciado de Problemas (EP), desenvolvido por Vidal e Bezerra (2019) com base no Modelo CARS (SWALES, 1990). Considerando que o modelo retórico de EP representa uma estrutura de problemas à qual os graduandos de Administração são submetidos ao longo das disciplinas do curso, a descrição do modelo retórico das questões do ENADE possibilitará inferir até que ponto a organização dessas questões representa uma novidade, em termos de configuração genérica, no momento em que o estudante precisa realizar a prova. Os resultados da análise mostram peculiaridades na organização retórica das questões do ENADE, quando analisadas pelo modelo de EP. Verificamos, portanto, que os EP encontrados em livros de texto do curso de Administração propõem aos alunos a resolução de problemas cuja organização retórica não corresponde completamente ao que lhes é proposto no exame do ENADE. Este estudo, consequentemente, poderá contribuir para que se repense, no âmbito pedagógico, as implicações de tais divergências retóricas.
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Referências
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