A organização retórica de questões de provas do ENADE do curso de Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952020v09e02012

Palavras-chave:

Análise de gêneros, Modelo CARS, ENADE

Resumo

No Brasil, a cada três anos, os estudantes de cursos de graduação são avaliados por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Considerando a importância desse exame, o objetivo deste estudo é descrever as estratégias retóricas que orientam a organização das informações em questões objetivas do ENADE do curso de Administração, utilizando-se um corpus com dez questões de provas realizadas nos anos de 2012, 2015 e 2018. Para a análise, adotamos como ponto de partida o modelo retórico do gênero Enunciado de Problemas (EP), desenvolvido por Vidal e Bezerra (2019) com base no Modelo CARS (SWALES, 1990). Considerando que o modelo retórico de EP representa uma estrutura de problemas à qual os graduandos de Administração são submetidos ao longo das disciplinas do curso, a descrição do modelo retórico das questões do ENADE possibilitará inferir até que ponto a organização dessas questões representa uma novidade, em termos de configuração genérica, no momento em que o estudante precisa realizar a prova. Os resultados da análise mostram peculiaridades na organização retórica das questões do ENADE, quando analisadas pelo modelo de EP. Verificamos, portanto, que os EP encontrados em livros de texto do curso de Administração propõem aos alunos a resolução de problemas cuja organização retórica não corresponde completamente ao que lhes é proposto no exame do ENADE. Este estudo, consequentemente, poderá contribuir para que se repense, no âmbito pedagógico, as implicações de tais divergências retóricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES FILHO, F. O gênero textual tarefa escolar. Estudos Linguí­sticos, v. 32, 2003. Não paginado. Disponí­vel em: http://www.gel.hospedagemdesites.ws/estudoslinguisticos/volumes/32/htm/comunica/ci101.htm. Acesso em: 07 jul. 2020.

BARROS, S. I. G. Seguir instruções na escola: a sequência injuntiva em questão e em ação. 2004. 72 f. Monografia (Especialização em Linguí­stica Aplicada ao Ensino de Lí­ngua Materna) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2004.

BEZERRA, B. G. Gêneros acadêmicos em cursos de especialização: conjunto ou colônia de gêneros? Revista Brasileira de Linguí­stica Aplicada, v. 12, n. 3, p. 443-461, jul./set. 2012.

DEVITT, A. Teaching critical genre awareness. In: BAZERMAN, C.; BONINI, A.; FIGUEIREDO, D. (ed.). Genre in a changing world. Fort Collins/West Lafayette: The WAC Clearinghouse/Parlor Press, 2009. p. 337-351.

JARPA, M. Macrogénero académico evaluativo: descripción retórica en la comunidad de aprendizaje de postgrado en Biotecnologí­a. 2012. 248 f. Tesis (Doctorado en Lingüí­stica) – Pontificia Universidad Católica de Valparaí­so, Valparaí­so, Chile, 2012.

LEA, M.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 17-31.

PARODI, G. Multisemiosis y linguí­stica de corpus: artefactos (multi)semióticos en los textos de seis disciplinas en el corpus PUCV-2010. Revista de Lingüí­stica Teórica y Aplicada, v. 48, n. 2, p. 33-70, 2010.

ROSA, A. L. T. No comando, a sequência injuntiva. In: DIONÍSIO, A. P.; BESERRA, N. S. (org.). Tecendo textos, construindo experiências. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 11-53.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens crí­ticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press, 1990.

VIDAL, J. S.; BEZERRA, B. G. Análise sociorretórica do gênero "enunciado de problema". 2019. Trabalho apresentado ao 11º Congresso Internacional da Abralin, Maceió, 02 a 09 de maio de 2019. No prelo.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

VIDAL , J. S. .; BEZERRA , B. G. . A organização retórica de questões de provas do ENADE do curso de Administração. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 9, p. e02012, 2020. DOI: 10.22297/2316-17952020v09e02012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2240. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)