Metagêneros em contexto acadêmico: o ensino do TCC a partir de tutoriais em vídeos de YouTube
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02104Palavras-chave:
Metagêneros, Trabalho de Conclusão de Curso, Tutoriais em vídeos de YouTubeResumo
Os gêneros que ensinam outros gêneros, os metagêneros, ainda são pouco estudados no contexto de pesquisas sobre gêneros. Nesse sentido, objetivamos analisar como tutoriais de Youtube orientam/ modelizam o TCC, especificamente as seções de Introdução, Metodologia e Considerações finais, isto é, como concebem este gênero e quais orientações o caracterizam. Os pressupostos teóricos que amparam esta discussão circunscrevem-se no cenário dos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG), a partir de estudiosos como Bazerman (2006), Miller (2009), Giltrow (2002) entre outros. O artigo aborda, com adaptações, o Modelo de análise temática a partir de um referencial de codificação, de Jovchelovitch e Bauer (2017) para desencadear as análises. A pesquisa é de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, de abordagem descritiva, interpretativa e exploratória. Os resultados mostram que os tutoriais apresentam, predominantemente, orientações sobre o TCC quanto a aspectos estruturais-formais. Além disso, na seção de Metodologia há a recorrência de orientações sobre a metodologia científica, fenômeno que intitulamos de abordagem metametodológica. O TCC ainda é visto em seu sentido amplo. Pelas análises, entendemos que as orientações focalizam o TCC em sua forma escrita.
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