O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem

Autores

  • Ana Paula Silva Dias Universidade de São Paulo (USP)
  • Eliane Gouvêa Lousada Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Gênero textual acadêmico, Capacidades de linguagem, Modelo didático

Resumo

Devido ao processo de internacionalização vivido pelas principais instituições de ensino superior brasileiras, que teve iní­cio por volta dos anos de 2011, é cada vez mais comum que estudantes tenham que produzir textos que circulam no contexto acadêmico em lí­ngua estrangeira. No entanto, pesquisas mostram que grande parte dos estudantes não domina esses gêneros e que, ao mesmo tempo, não há, na maioria das universidades, cursos e/ou formações sobre a produção de gêneros acadêmicos em lí­ngua materna e estrangeira. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de análise realizada, a partir de dados de um curso de escrita acadêmica, sobre a transferência de capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) do gênero résumé para o gênero note de lecture. Apoiamo-nos nos conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo para a análise de textos (BRONCKART, 1999) e nos estudos voltados para a didatização dos gêneros (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; DOLZ, 2016), assim como, nas questões de letramento acadêmico (KLEIMAN, 2004).

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

DIAS, A. P. S. .; LOUSADA, E. G. . O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 10–25, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/629. Acesso em: 5 nov. 2024.