Revisão coletiva, correção do professor e autoavaliação: atividades mediadoras da aprendizagem da escrita

Autores

  • Gabriela Martins Mafra
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros

Palavras-chave:

Sequência Didática, Gêneros Textuais, Revisão e Reescrita textual

Resumo

Este trabalho tem como pilar teórico os estudos desenvolvidos pelo Interacionismo Sociodiscurso, sobretudo na sua vertente didática. O objetivo é verificar as potencialidades das estratégias de revisão/reescrita textual sob a perspectiva da correção do professor, da revisão coletiva e da autoavaliação do aluno, para o desenvolvimento de capacidades de escrita dos aprendizes. O corpus de análise é composto por textos escritos por alunos do Ensino Fundamental II participantes de um subprojeto PIBID-UENP de Lí­ngua Portuguesa, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática conduzida pelo gênero "carta-resposta do leitor", o qual compôs o jornal escolar PIBID (2ª edição, ano 2015). Os resultados apontam a correção do professor como a atividade de maior impacto na aprendizagem da escrita. Isso revela a importância do papel agentivo do docente no processo de revisão/reescrita do texto, no âmbito escolar.

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

MAFRA, G. M. .; BARROS, E. M. D. de . Revisão coletiva, correção do professor e autoavaliação: atividades mediadoras da aprendizagem da escrita. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 33–62, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/872. Acesso em: 3 dez. 2024.