A organização da informação nos textos de estudantes universitários moçambicanos
Palavras-chave:
Texto, Discurso, Organização da informaçãoResumo
Este artigo tem o objetivo de mostrar como os escreventes estruturam a informação na produção textual, de modo a formular enunciados com significado. A criação de um discurso coerente resulta da conjugação da forma e da função, o que exige conhecimento das regras subjacentes à estruturação da informação. As regras que têm como foco a gramática, a forma, não são suficientes para compreender a dinâmica do processamento discursivo. É que é importante compreender que o texto não deve ser interpretado apenas como unidade linguística, mas sim, considerá-lo como uma unidade comunicativa. Nesse sentido, as regras, o tipo de gramática necessários transcendem o aspecto formal. A abordagem funcional da língua contribui de maneira significativa na compreensão dos processos que conduzem à produção de textos coesos e coerentes. Os resultados revelam as dificuldades que os escreventes enfrentam na discursivização das suas intenções de comunicação. Há necessidade de um ensino que desenvolva competências relacionadas com gramática do discurso. Para ilustrar o grau de conhecimento das estruturas discursivas, analisamos duas composições de estudantes universitários moçambicanos.
Downloads
Referências
BLOOR, T.; BLOOR, M. The Functional Analysis of English. A Hallidayan Approach. Londres: Arnold, 1995.
EGGINS, S. An introduction to Systemic Functional Linguistics. 2. ed. Londres: Continuum International Publishing Group. 2012.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. Londres: Edward Arnold, 1985.
JAMES, C. Contrastive Analysis. Londres: Longman, 1980.
LEECH, G. J. Principles of Pragmatics. Londres: Longman, 1983.
LOPES, A. J. A Batalha das Línguas: perspectivas sobre Linguística Aplicada em Moçambique. Maputo: Imprensa Universitária, 2004.
MAVALE, C. A competência linguístico-discursiva de estudantes universitários Moçambicanos na produção do texto escrito argumentativo em língua portuguesa. 2016, 272 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada), Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 2016.
WIDDOWSON, H. G. New starts and different kinds of failure. In: FREEDMAN, A.; PRINGLE, I.; YALDEN, J. (eds.). Learning to write: first language/second language, London: Longman 1983, p. 34 - 47.
WIDDOWSON, H. G. Teaching language as communication. Oxford: Oxford University Press, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.