Atitudes negativas em relação à aprendizagem da lí­ngua inglesa: resistência, ideologia e o processo de autoexclusão

Autores/as

  • Flávius Almeida dos Anjos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Palabras clave:

Atitudes, Desmotivação, Ensino/aprendizagem, Lí­ngua Inglesa, Discurso

Resumen

Ancorado em pressupostos teóricos da Linguí­stica Aplicada, este artigo versa sobre posicionamentos desfavoráveis em relação à aprendizagem da lí­ngua inglesa, no contexto da escola pública regular. Desse modo, a temática central em torno de que gira este trabalho são as atitudes negativas em relação à aprendizagem da lí­ngua inglesa, cuja raiz está na resistência dos aprendizes em aprender a lí­ngua inglesa e na ideologia dominante. Ao ter tal atitude, aprendizes acabam permitindo a consolidação do processo de autoexclusão da aprendizagem. O objetivo deste artigo é tratar da origem das atitudes negativas e a sua relação com a desmotivação. A reflexão proposta aqui evidencia a necessidade de se ter uma postura crí­tica frente í s atitudes negativas, buscando desvendar as suas origens a fim de extingui-las. Ainda são apresentados resultados de uma pesquisa etnográfica, realizada com dois grupos de estudantes, oriundos da escola pública, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, cujo objetivo foi investigar a ocorrência das atitudes negativas. A pesquisa que englobou aplicação de questionário, entrevista com alunos e observação de aulas, dentre diversos achados interessantes, levou à compreensão do que realmente acontece no contexto instrucional.

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Publicado

2016-12-05

Cómo citar

ANJOS, F. A. dos . Atitudes negativas em relação à aprendizagem da lí­ngua inglesa: resistência, ideologia e o processo de autoexclusão. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 227–244, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1505. Acesso em: 24 nov. 2024.