O ensino de produção textual em depoimentos de professores do curso de Letras e Pedagogia
Palabras clave:
Ensino, Produção Textual, DocentesResumen
O presente trabalho tem como objetivo investigar como é realizado o trabalho com a produção de textos acadêmico-científicos no Ensino Superior, com base em depoimentos escritos de professores do Curso de Letras e Pedagogia do CAMEAM/UERN que colaboraram com a pesquisa O ensino e a produção de textos acadêmico-científicos em discursos de professores e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET). Dessa forma, no decorrer da análise, observaremos a concepção de texto e de produção textual e os procedimentos teórico-metodológicos utilizados na produção de textos acadêmico-científicos. Para tanto, recorremos aos seguintes teóricos Bakhtin (2003), Travaglia (2008), Koch (2006), Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004) e Lopes-Rossi (2006), Ramires (2007) e Motta-Roth e Hendges (2010), entre outros. Salientamos que o corpus da análise se constitui de 04 depoimentos. Os resultados obtidos revelam que apesar dos professores atuarem em cursos diferentes, adotam em sua prática de ensino a mesma concepção de produção, que é a produção de texto como um processo que leva a um produto. Além disso, utilizam procedimentos teórico-metodológicos que contribuem para que a produção de determinados gêneros acadêmicos ocorra de forma sistemática, processual ou sequencial, facilitando, assim, a aprendizagem e formação dos alunos no universo acadêmico. Assim, esperamos que os resultados constatados em nossa análise contribuam para promover diversas discussões e reflexões no Ensino Superior, sobretudo, no que diz respeito í s práticas didático-pedagógicas que vêm sendo adotadas pelos professores em aulas direcionadas à produção de textos acadêmico-científicos.Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENTES, A. C. Linguística textual. In: BENTES, A. C. & MUSSALIN, F. Introdução à Línguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BRITO, Á. R. A produção escrita no ensino superior. In: COLE, 2007, Campinas. 2007. v. 16. p. 65-69.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
_____. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Lucena, 2006. P. 73-83.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SCHENEUWLY, B., DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
RAMIRES, V. Gêneros textuais e relação de poder na comunidade acadêmica. Veredas on line – Atemática – 1/2007, p. 66-79 – PPG linguística/UFJF – Juiz de Fora.
OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: Uma proposta para o ensino de gramática. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.