Entre escrituras e reescrituras: o papel da correção textual-interativa no curso de redação do projeto CLAC

Autores

  • Mônica Tavares Orsini
  • Anna Beatriz Cavalcante de Melo da Cruz
  • Andrei Ferreira de Carvalhaes Pinheiro
  • Matheus Costa da Silva

Palavras-chave:

Redação, Correção textual-interativa, Ensino.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo comprovar a tese de que a correção do tipo textual-interativa ativa no aluno reescrituras textuais de melhor qualidade, tornando o ensino de redação mais produtivo e eficiente. Por meio da análise quantitativa e qualitativa de uma atividade de reescritura realizada por alunos do primeiro módulo do Curso de Redação do Projeto CLAC, o trabalho discute o impacto que os comentários feitos pelos monitores acerca do mecanismo da coesão textual exercem sobre a reescritura feita pelos alunos. Nossa proposta se baseia em Ruiz (2013), que investiga os reflexos dos diferentes tipos de correção no processo de ensino-aprendizagem da produção textual. Os resultados aqui apresentados evidenciam que a correção textual-interativa é um método de ensino extremamente satisfatório não só por fazer com que o aluno tenha informações concretas acerca dos "problemas" do seu texto, mas também por convidá-lo a fazer alterações no texto de partida, incorporando na sua rotina de produtor de textos as ações de revisar e reescrever suas produções. Pretendemos, assim, incrementar a discussão acerca do papel da correção no ensino de redação, entendendo-a não como uma prática meramente avaliativa, mas como uma opção metodológica de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

ORSINI, M. T.; CRUZ, A. B. C. de M. da .; PINHEIRO, A. F. de C. .; SILVA, M. C. da . Entre escrituras e reescrituras: o papel da correção textual-interativa no curso de redação do projeto CLAC. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 112–126, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/875. Acesso em: 5 nov. 2024.