Por uma linguística da solidariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02333

Palavras-chave:

Pandemia, Linguística da solidariedade, Ressignificação

Resumo

Este artigo está dividido em três momentos. Esses momentos estão organizados entorno da mistura (ZILBERBERG, 2011) de atividades de ensino, extensão e pesquisa. No primeiro, apresentamos o Projeto de Extensão intitulado Enciclopédia Discursiva da Covid19, desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos, - UFSCar – numa parceria entre o Departamento de Letras e o INFORMASUS da UFSCar, durante a fase mais aguda da Pandemia (2020, 2021 e parte de 2022), disponível em: https://informasus.ufscar.br/enciclopedia-discursiva-da-covid-19/. Na sequência, com bem menos vagar, descrevemos outro Projeto de Extensão a I Escola Solidária de Altos Estudos do Discurso – I ESAED, desenvolvido, no Departamento de Letras da UFSCar, disponível no Canal do Leedim, no YouTube - https://www.youtube.com/c/leedimufscar. Por último, trazemos para o centro do debate a necessidade de instauração de práticas acadêmicas solidárias, tais como as descritas nos dois projetos de extensão mencionados, como forma de resistir humanizando as instituições universitárias no pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Roberto Leiser Baronas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara. Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

BARONAS, R. L. Por uma linguística da solidariedade. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02333, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02333. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5703. Acesso em: 7 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigo convidado