Por uma linguística da solidariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02333

Palavras-chave:

Pandemia, Linguística da solidariedade, Ressignificação

Resumo

Este artigo está dividido em três momentos. Esses momentos estão organizados entorno da mistura (ZILBERBERG, 2011) de atividades de ensino, extensão e pesquisa. No primeiro, apresentamos o Projeto de Extensão intitulado Enciclopédia Discursiva da Covid19, desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos, - UFSCar – numa parceria entre o Departamento de Letras e o INFORMASUS da UFSCar, durante a fase mais aguda da Pandemia (2020, 2021 e parte de 2022), disponível em: https://informasus.ufscar.br/enciclopedia-discursiva-da-covid-19/. Na sequência, com bem menos vagar, descrevemos outro Projeto de Extensão a I Escola Solidária de Altos Estudos do Discurso – I ESAED, desenvolvido, no Departamento de Letras da UFSCar, disponível no Canal do Leedim, no YouTube - https://www.youtube.com/c/leedimufscar. Por último, trazemos para o centro do debate a necessidade de instauração de práticas acadêmicas solidárias, tais como as descritas nos dois projetos de extensão mencionados, como forma de resistir humanizando as instituições universitárias no pós-pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Leiser Baronas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara. Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

Referências

FOUCAULT, M. Qu'est-ce qu'un auteur? Bulletin de Ia Société Française de Philosophie, ano 63, n. 3, p. 73-95, 1969.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 02/12/1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FREITAS, L. M. A.; MENESES, M. P. Discurso, epistemologias do Sul e pedagogias decolonais. Gragoatá, v. 26, n. 56, p. 857-875, 2021.

MAINGUENEAU, D. Resposta ao medo. Linguasagem, v. 35, n. 1. p. 1-17, set. 2020.

MOIRAND, S. Olhares midiáticos sobre uma pandemia: ‘instantes discursivos’ de uma crise sanitária sob o prisma dos números, do risco e da confiança. Live realizada no dia 23 de setembro de 2020, apresentada no projeto de extensão “Discurso em Tempos de Pandemia – Fase II”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=luEE9FbBBOs. Acesso em: 09/01/2024.

PAVEAU, M-A. A linguística fora de si mesma: em busca de uma pós-linguística. In: Linguística folk: uma introdução. Organizado por Roberto Leiser Baronas, Tamires Cristina Bonani Conti e Julia Lourenço Costa. Araraquara: Letraria, 2020.

PÊCHEUX, M. Delimitações, inversões, deslocamentos. Tradução de José Horta Nunes. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 19, p. 7-24, jul./dez. 1995.

PEREIRA, A. A. Narrativas de (re)existência: antirracismo, história e educação. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2021.

YATES, F. A. The Art of Memory. Chicago: University of Chicago Press, 1966.

ZILBERBERG, C. Elementos de Semiótica Tensiva. Tradução de Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

BARONAS, R. L. Por uma linguística da solidariedade. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02333, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02333. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5703. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo convidado