As marcas do estigma: uma análise dialógica do conto “Linda, uma história horrível”, de Caio Fernando Abreu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02309

Palavras-chave:

Conto, Dialogismo, Estima, Vozes sociais, (In)completude

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma análise sobre as relações entre as personagens estigmatizadas presentes no conto “Linda, uma história horrível” (1988/2018), de Caio Fernando Abreu, a partir de um roteiro de leitura proposto para o Ensino Médio. O autor tem grande destaque na literatura, não só pela escrita escancarada, mas também pela sua capacidade de tornar visíveis, em sua obra, personagens marginalizados pela sociedade, além de construí-los capazes de rumorar e confundir tanto a sociedade quanto os sujeitos que estão dispostos a tornar essas personagens desviantes do que é pleno e socialmente aceito. Para tanto, são analisados personagens, discursos e conflitos, com o intuito de apontar como as marcas estigmatizantes surgem na sociedade e deterioram a identidade dos que por elas são afetados. Tomamos como pano de fundo teórico os estudos sobre o dialogismo e os conceitos de discurso e vozes sociais de Mikhail Bakhtin (2010; 2011; 2016), e o conceito de estigma abordado por Erving Goffman (1963/2017), a fim de possibilitar uma análise do conto a partir da proposta de um roteiro de leitura para o Ensino Médio. Metodologicamente, nosso estudo tem um caráter bibliográfico com abordagem qualitativa e natureza descritiva-interpretativa, partindo do método dialógico. Com base disso, averiguamos, analiticamente, de que maneira os diálogos entre as personagens do conto caracterizam-nas como seres deteriorados, e como os discursos ideológicos, presentes nessa interação, interferem no processo de estigmatização das personagens na obra. Os resultados apontam que a maneira como as personagens são construídas e caracterizadas inclinam para estereótipos hostilizados e mantidos dentro de uma jaula, sob a contenção de identidades deterioradas, projetando corpos renegados e vozes silenciadas por estigmas sociais. Portanto, a pesquisa aponta para uma leitura contendo narrador e personagens transgressoras das convenções sociais em busca de liberdade, provocando no leitor uma inquietação social frente à (in)completude da obra analisada.

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Biografia do Autor

José Claudio Gomes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando pelo Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cícero Barboza Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Referências

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

DANTAS, J. C. G.; NUNES, C. B. As marcas do estigma: uma análise dialógica do conto “Linda, uma história horrível”, de Caio Fernando Abreu. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02309, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02309. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4915. Acesso em: 5 nov. 2024.