Leitura do conto maravilhoso: uma proposta de atividades à luz do ISD para alunos autistas de turmas regulares do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02227Palavras-chave:
Autismo, Sequência Didática, Conto maravilhosoResumo
O presente trabalho tem como foco a abordagem das especificidades linguísticas da leitura contempladas na elaboração de material didático-pedagógico para alunos autistas do Ensino Fundamental, visando à sua inclusão no ambiente escolar. Nesse contexto, propomos uma sequência de atividades para o ensino do gênero conto maravilhoso. Os aportes teóricos que norteiam a planificação da sequência de atividades se fundamentam em dois eixos. O primeiro eixo envolve reflexões sobre adaptações didático-pedagógicas para alunos autistas no ensino regular (APORTA; LACERDA, 2018). O segundo está constituído pelas reflexões epistemológicas e metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e da didática das línguas, incluindo as noções de modelo didático de gênero (DE PIETRO; SCHNEUWLY, 2014) e capacidades de linguagem (BARROS, 2015). O contexto de geração de dados é o de uma pesquisa-ação em andamento, cuja primeira etapa consistiu na construção e aplicação de uma sequência de atividades que objetivou identificar as dificuldades de leitura de dois alunos autistas, na disciplina Língua Portuguesa, em uma turma regular de 7º ano, do Ensino Fundamental. Os resultados dessa etapa evidenciam dificuldades dos dois alunos autistas no estudo do gênero conto maravilhoso, sobretudo, quando são levados a desenvolver interpretações de camadas mais profundas dos textos que leem, como identificar a presença de elementos linguísticos que marquem as diferentes percepções ou pontos de vista presentes nos discursos diretos e indiretos dos contos lidos.
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Referências
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