Leitura do conto maravilhoso: uma proposta de atividades à luz do ISD para alunos autistas de turmas regulares do ensino fundamental

Authors

  • Alachermam Braddylla Estevam Sales Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maria Augusta de Macedo Reinaldo Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02227

Keywords:

Autismo, Sequência Didática, Conto maravilhoso

Abstract

O presente trabalho tem como foco a abordagem das especificidades linguísticas da leitura contempladas na elaboração de material didático-pedagógico para alunos autistas do Ensino Fundamental, visando à sua inclusão no ambiente escolar. Nesse contexto, propomos uma sequência de atividades para o ensino do gênero conto maravilhoso. Os aportes teóricos que norteiam a planificação da sequência de atividades se fundamentam em dois eixos. O primeiro eixo envolve reflexões sobre adaptações didático-pedagógicas para alunos autistas no ensino regular (APORTA; LACERDA, 2018). O segundo está constituído pelas reflexões epistemológicas e metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e da didática das línguas, incluindo as noções de modelo didático de gênero (DE PIETRO; SCHNEUWLY, 2014) e capacidades de linguagem (BARROS, 2015). O contexto de geração de dados é o de uma pesquisa-ação em andamento, cuja primeira etapa consistiu na construção e aplicação de uma sequência de atividades que objetivou identificar as dificuldades de leitura de dois alunos autistas, na disciplina Língua Portuguesa, em uma turma regular de 7º ano, do Ensino Fundamental. Os resultados dessa etapa evidenciam dificuldades dos dois alunos autistas no estudo do gênero conto maravilhoso, sobretudo, quando são levados a desenvolver interpretações de camadas mais profundas dos textos que leem, como identificar a presença de elementos linguísticos que marquem as diferentes percepções ou pontos de vista presentes nos discursos diretos e indiretos dos contos lidos.

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Author Biographies

Alachermam Braddylla Estevam Sales, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutoranda Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Maria Augusta de Macedo Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE).

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Published

2023-01-02

How to Cite

SALES, A. B. E.; REINALDO, M. A. de M. Leitura do conto maravilhoso: uma proposta de atividades à luz do ISD para alunos autistas de turmas regulares do ensino fundamental. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 11, p. e02227, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952022v11e02227. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4429. Acesso em: 4 dec. 2024.