Avaliação e uso do livro didático de língua inglesa: o olhar de professores da rede pública de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02321

Palavras-chave:

Avaliação de Livro Didático, Seleção de Livro Didático, PNLD

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a percepção docente sobre o processo de avaliação e seleção do Livro Didático (LD) de Língua Inglesa, aprovados no PNLD 2017, e problematizar algumas condições de seu uso por professores da rede pública de ensino de 4 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Os estudos da área de materiais didáticos apontam sempre para o valor sócio-pedagógico que os LD conquistaram nas salas de aula de Língua Adicional (TILIO, 2006; DIAS, 2009; RAMOS, 2009; TOMLINSOM, 2011; SILVA, 2013). Assim, 9 professores da rede pública participaram da pesquisa, através de 2 instrumentos: questionário e entrevista. Logo, pudemos concluir que avaliar e selecionar um LD não é tarefa simplória, assim como a opção pelo (não-)uso do LD não é consensual entre os participantes. Tais resultados levam em consideração o diverso contexto das aulas de línguas e, também, as escolhas profissionais de cada professor. Portanto, salientamos a importância das IES incluírem em seu currículo disciplinas que lidem com o processo de avaliação e seleção de LD e que os professores acompanhem produções acadêmicas da área e realizem suas próprias pesquisas, contribuindo para a produção e circulação de conhecimento, de modo que haja um refinamento da percepção do ato de avaliar LD. 

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Biografia do Autor

Alan Rodrigo de Paiva Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor de inglês do Colégio Pedro II. Doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

GONÇALVES, A. R. de P. . Avaliação e uso do livro didático de língua inglesa: o olhar de professores da rede pública de ensino. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02321, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02321. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5048. Acesso em: 7 jul. 2024.