Avaliação e uso do livro didático de língua inglesa: o olhar de professores da rede pública de ensino
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02321Mots-clés :
Avaliação de Livro Didático, Seleção de Livro Didático, PNLDRésumé
O objetivo deste trabalho é analisar a percepção docente sobre o processo de avaliação e seleção do Livro Didático (LD) de Língua Inglesa, aprovados no PNLD 2017, e problematizar algumas condições de seu uso por professores da rede pública de ensino de 4 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Os estudos da área de materiais didáticos apontam sempre para o valor sócio-pedagógico que os LD conquistaram nas salas de aula de Língua Adicional (TILIO, 2006; DIAS, 2009; RAMOS, 2009; TOMLINSOM, 2011; SILVA, 2013). Assim, 9 professores da rede pública participaram da pesquisa, através de 2 instrumentos: questionário e entrevista. Logo, pudemos concluir que avaliar e selecionar um LD não é tarefa simplória, assim como a opção pelo (não-)uso do LD não é consensual entre os participantes. Tais resultados levam em consideração o diverso contexto das aulas de línguas e, também, as escolhas profissionais de cada professor. Portanto, salientamos a importância das IES incluírem em seu currículo disciplinas que lidem com o processo de avaliação e seleção de LD e que os professores acompanhem produções acadêmicas da área e realizem suas próprias pesquisas, contribuindo para a produção e circulação de conhecimento, de modo que haja um refinamento da percepção do ato de avaliar LD.
Téléchargements
Références
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em 16 mar. 2017.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2017: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC/SEF, Brasília, DF, 2016.
CORACINI, M. J. R. F. (org.) Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. 2. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2011.
CUNNINGSWORTH, A. Choosing your Coursebook. Macmillan Heineman, 1995.
DIAS, R. Critérios para a avaliação do livro didático de Língua Estrangeira. In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. (org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2009. p. 199-234.
RAMOS, R. C. G. O livro didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental e Médio: papéis, avaliação e potencialidades. In: DIAS, R. e CRISTOVÃO, V.L.L. (org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2009. p. 173-198.
SANTOS JORGE, M. L.; TENUTA, A. M. O lugar de aprender língua estrangeira é a escola: o papel do livro didático. In: LIMA, D.C. Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011. p. 121-132.
SILVA, R. C. Pesquisas sobre livros didáticos de línguas: reflexões. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA. Uberlândia. Anais do SILEL. vol.3, n.1, p. 1-9, 2013.
SOUZA, D. M. Autoridade, autoria e Livro Didático. In: CORACINI, M. J. R. F. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. 2ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2011. p. 27-31.
TILIO, R. C. O livro didático de inglês em uma abordagem sócio-discursiva: culturas, identidades e pós-modernidade. 2006. 258 f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, 2006.
TILIO, R. C. O Livro Didático no ensino de línguas: caracterização do objeto, função e critérios de escolha. In: BARROS, A. L. E. C.; TENO, N. A. C.; ARAÚJO, S. D. (org.) Manifestações: ensaios críticos e ensino de línguas. Curitiba: Appris, 2016. p. 215-237.
TOMLINSON, B. Introduction: principles and procedures of materials development. In: TOMLINSON, B. (Editor). Materials Development in Language Teaching. 2. ed. Cambridge: CUP, 2011. p. 1-34.
VILAÇA, M. L. C. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VIII, n. XXX, p. 1-14, jul./set., 2009.
VILAÇA, M. L. C. Materiais didáticos de língua estrangeira: aspectos de análise, avaliação e adaptação. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 8, n. 32, p. 1-12, jan./mar., 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.