Avaliação e uso do livro didático de língua inglesa: o olhar de professores da rede pública de ensino

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02321

Mots-clés :

Avaliação de Livro Didático, Seleção de Livro Didático, PNLD

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar a percepção docente sobre o processo de avaliação e seleção do Livro Didático (LD) de Língua Inglesa, aprovados no PNLD 2017, e problematizar algumas condições de seu uso por professores da rede pública de ensino de 4 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Os estudos da área de materiais didáticos apontam sempre para o valor sócio-pedagógico que os LD conquistaram nas salas de aula de Língua Adicional (TILIO, 2006; DIAS, 2009; RAMOS, 2009; TOMLINSOM, 2011; SILVA, 2013). Assim, 9 professores da rede pública participaram da pesquisa, através de 2 instrumentos: questionário e entrevista. Logo, pudemos concluir que avaliar e selecionar um LD não é tarefa simplória, assim como a opção pelo (não-)uso do LD não é consensual entre os participantes. Tais resultados levam em consideração o diverso contexto das aulas de línguas e, também, as escolhas profissionais de cada professor. Portanto, salientamos a importância das IES incluírem em seu currículo disciplinas que lidem com o processo de avaliação e seleção de LD e que os professores acompanhem produções acadêmicas da área e realizem suas próprias pesquisas, contribuindo para a produção e circulação de conhecimento, de modo que haja um refinamento da percepção do ato de avaliar LD. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Alan Rodrigo de Paiva Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor de inglês do Colégio Pedro II. Doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Références

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em 16 mar. 2017.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2017: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC/SEF, Brasília, DF, 2016.

CORACINI, M. J. R. F. (org.) Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. 2. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2011.

CUNNINGSWORTH, A. Choosing your Coursebook. Macmillan Heineman, 1995.

DIAS, R. Critérios para a avaliação do livro didático de Língua Estrangeira. In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. (org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2009. p. 199-234.

RAMOS, R. C. G. O livro didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental e Médio: papéis, avaliação e potencialidades. In: DIAS, R. e CRISTOVÃO, V.L.L. (org.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2009. p. 173-198.

SANTOS JORGE, M. L.; TENUTA, A. M. O lugar de aprender língua estrangeira é a escola: o papel do livro didático. In: LIMA, D.C. Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011. p. 121-132.

SILVA, R. C. Pesquisas sobre livros didáticos de línguas: reflexões. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA. Uberlândia. Anais do SILEL. vol.3, n.1, p. 1-9, 2013.

SOUZA, D. M. Autoridade, autoria e Livro Didático. In: CORACINI, M. J. R. F. (org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. 2ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2011. p. 27-31.

TILIO, R. C. O livro didático de inglês em uma abordagem sócio-discursiva: culturas, identidades e pós-modernidade. 2006. 258 f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, 2006.

TILIO, R. C. O Livro Didático no ensino de línguas: caracterização do objeto, função e critérios de escolha. In: BARROS, A. L. E. C.; TENO, N. A. C.; ARAÚJO, S. D. (org.) Manifestações: ensaios críticos e ensino de línguas. Curitiba: Appris, 2016. p. 215-237.

TOMLINSON, B. Introduction: principles and procedures of materials development. In: TOMLINSON, B. (Editor). Materials Development in Language Teaching. 2. ed. Cambridge: CUP, 2011. p. 1-34.

VILAÇA, M. L. C. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VIII, n. XXX, p. 1-14, jul./set., 2009.

VILAÇA, M. L. C. Materiais didáticos de língua estrangeira: aspectos de análise, avaliação e adaptação. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. 8, n. 32, p. 1-12, jan./mar., 2010.

Téléchargements

Publiée

2023-08-18

Comment citer

GONÇALVES, A. R. de P. . Avaliação e uso do livro didático de língua inglesa: o olhar de professores da rede pública de ensino. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02321, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02321. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5048. Acesso em: 21 nov. 2024.