Avaliação e uso do livro didático de língua inglesa: o olhar de professores da rede pública de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02321

Palabras clave:

Avaliação de Livro Didático, Seleção de Livro Didático, PNLD

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar a percepção docente sobre o processo de avaliação e seleção do Livro Didático (LD) de Língua Inglesa, aprovados no PNLD 2017, e problematizar algumas condições de seu uso por professores da rede pública de ensino de 4 cidades do Estado do Rio de Janeiro. Os estudos da área de materiais didáticos apontam sempre para o valor sócio-pedagógico que os LD conquistaram nas salas de aula de Língua Adicional (TILIO, 2006; DIAS, 2009; RAMOS, 2009; TOMLINSOM, 2011; SILVA, 2013). Assim, 9 professores da rede pública participaram da pesquisa, através de 2 instrumentos: questionário e entrevista. Logo, pudemos concluir que avaliar e selecionar um LD não é tarefa simplória, assim como a opção pelo (não-)uso do LD não é consensual entre os participantes. Tais resultados levam em consideração o diverso contexto das aulas de línguas e, também, as escolhas profissionais de cada professor. Portanto, salientamos a importância das IES incluírem em seu currículo disciplinas que lidem com o processo de avaliação e seleção de LD e que os professores acompanhem produções acadêmicas da área e realizem suas próprias pesquisas, contribuindo para a produção e circulação de conhecimento, de modo que haja um refinamento da percepção do ato de avaliar LD. 

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Biografía del autor/a

Alan Rodrigo de Paiva Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor de inglês do Colégio Pedro II. Doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2023-08-18

Cómo citar

GONÇALVES, A. R. de P. . Avaliação e uso do livro didático de língua inglesa: o olhar de professores da rede pública de ensino. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02321, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02321. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5048. Acesso em: 24 nov. 2024.