Análise da afetividade em propagandas verbo-visuais por meio da semiótica tensiva
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02329Palavras-chave:
Afeto, Covid-19, Retórica.Resumo
Neste artigo são analisadas propagandas veiculadas no YouTube® pelos governos dos estados de Mato Grosso do Sul (“Coronavírus: a balada pode esperar”) e da Bahia (“Não deixe que o Coronavírus tire alguém da sua família”), em 2021, durante a pandemia. Acionam-se a Semiótica Tensiva e alguns conceitos por ela incorporados da Análise do Discurso, como o de ethos. O objetivo geral é contribuir para com as interpretações que incluam o afeto nas análises semióticas. Em específico, pretende-se apontar como retoricamente a emoção é evocada pelo poder público para conquistar a adesão da população aos preceitos médico-sanitários de prevenção à Covid-19 e indicar que a aspectualização do ator semiótico serviu como estratégia argumentativa por parte dos enunciadores observados. Partindo da hipótese de que os apontamentos possam colaborar na compreensão sobre a pandemia, esta empreitada justifica-se também pela contribuição à retomada da retórica às análises discursivas e à sua (re)inserção nos estudos semióticos discursivos.
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