“Nunca faça isso no Instagram”: a construção retórica de posts de conteúdo em carrossel no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952022v11e02215Palavras-chave:
Post em carrossel, Instagram, Construção retóricaResumo
Neste artigo, objetivamos analisar o gênero Post de conteúdo em carrossel do Instagram, de modo a descobrir como são organizados textualmente os posts em carrossel de contas criadoras de conteúdo no Instagram, quais recursos são usados tipicamente e investigar se há uma organização retórica recorrente. Para tanto, utilizaremos os princípios metodológicos de Swales (1990), que propôs a análise da organização retórica de gêneros através de movimentos e passos retóricos; e de Alves Filho (2018), que sugere a análise somente de passos retóricos. Nosso corpus é composto por 10 postagens de conteúdo em carrossel, coletadas de perfis do Instagram que possuem mais de dez mil seguidores. Com as análises, chegamos a um total de sete passos retóricos recorrentes. Dentre eles, somente um ocorre em todos os posts pertencentes a nossa amostra.
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