Introdutores do discurso: a construção de sentido em resenhas acadêmicas

Autores

  • Edson Santos Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

A construção do sentido, Introdutores do discurso, Coesão e coerência

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender a construção de sentido em resenhas, com intuito de analisar e identificar os elementos referenciais que permeiam a construção de sentido destes textos. Teoricamente nos reportamos aos postulados de Marcuschi (2005), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010), dentre outros estudiosos da linguagem. Metodologicamente, este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de pesquisa e análise de elementos referenciais escritos. O corpus deste estudo é constituí­do por duas resenhas publicadas na revista: entrepalavras. A produção deste artigo justifica-se por pontuar aspectos fundamentais sobre a construção do sentido textual, e também pela importância que irá proporcionar para todos os que se interessam pelos estudos da linguagem, promovendo a divulgação do conhecimento cientí­fico para que possamos compreender os processos de referenciação em textos da esfera acadêmica, como também em outras esferas sociais. Os resultados apontam para o uso recorrente de introdutores de referenciação (anáforas diretas ou indiretas,) que configuram para um texto coeso e coerente propí­cio para a melhor compreensão do sentido do texto. Em suma, é importante a utilização de elementos para as cadeias referenciais, e assim deixando o texto mais coeso e coerente, contribuindo para uma significativa compreensão do sentido, em ní­vel micro e macro textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHAUD, M. R. Saussure, Lyons e a partida de xadrez: comparar ou não comparar? Disponí­vel In.: < http://www.entrepalavras.ufc.br/>. Acesso em: 12 set. 2014.

MARANHíO, S. V. Léxico português de origem árabe: subsí­dios para os estudos de filologia. Rio Bonito: Almeida, 2007.272p.

Disponí­vel In.:< http://www.entrepalavras.ufc.br/>. Acesso em: 15 set. 2014.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In.: DIONISIO, A. P; MACHADO, A. R. & BEZERRA, M. A. (Org.) Gêneros Textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2005. p.19 – 36.

_______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

KOCH, I. V. ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

LIMA, E. S. . Introdutores do discurso: a construção de sentido em resenhas acadêmicas. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 103–111, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1365. Acesso em: 23 nov. 2024.