Introdutores do discurso: a construção de sentido em resenhas acadêmicas

Autores

  • Edson Santos Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

A construção do sentido, Introdutores do discurso, Coesão e coerência

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender a construção de sentido em resenhas, com intuito de analisar e identificar os elementos referenciais que permeiam a construção de sentido destes textos. Teoricamente nos reportamos aos postulados de Marcuschi (2005), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010), dentre outros estudiosos da linguagem. Metodologicamente, este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de pesquisa e análise de elementos referenciais escritos. O corpus deste estudo é constituí­do por duas resenhas publicadas na revista: entrepalavras. A produção deste artigo justifica-se por pontuar aspectos fundamentais sobre a construção do sentido textual, e também pela importância que irá proporcionar para todos os que se interessam pelos estudos da linguagem, promovendo a divulgação do conhecimento cientí­fico para que possamos compreender os processos de referenciação em textos da esfera acadêmica, como também em outras esferas sociais. Os resultados apontam para o uso recorrente de introdutores de referenciação (anáforas diretas ou indiretas,) que configuram para um texto coeso e coerente propí­cio para a melhor compreensão do sentido do texto. Em suma, é importante a utilização de elementos para as cadeias referenciais, e assim deixando o texto mais coeso e coerente, contribuindo para uma significativa compreensão do sentido, em ní­vel micro e macro textual.

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Referências

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KOCH, I. V. ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.

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Publicado

2014-12-05

Como Citar

LIMA, E. S. . Introdutores do discurso: a construção de sentido em resenhas acadêmicas. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 103–111, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1365. Acesso em: 5 nov. 2024.