Introdutores do discurso: a construção de sentido em resenhas acadêmicas
Mots-clés :
A construção do sentido, Introdutores do discurso, Coesão e coerênciaRésumé
O presente estudo tem como objetivo compreender a construção de sentido em resenhas, com intuito de analisar e identificar os elementos referenciais que permeiam a construção de sentido destes textos. Teoricamente nos reportamos aos postulados de Marcuschi (2005), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010), dentre outros estudiosos da linguagem. Metodologicamente, este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de pesquisa e análise de elementos referenciais escritos. O corpus deste estudo é constituído por duas resenhas publicadas na revista: entrepalavras. A produção deste artigo justifica-se por pontuar aspectos fundamentais sobre a construção do sentido textual, e também pela importância que irá proporcionar para todos os que se interessam pelos estudos da linguagem, promovendo a divulgação do conhecimento científico para que possamos compreender os processos de referenciação em textos da esfera acadêmica, como também em outras esferas sociais. Os resultados apontam para o uso recorrente de introdutores de referenciação (anáforas diretas ou indiretas,) que configuram para um texto coeso e coerente propício para a melhor compreensão do sentido do texto. Em suma, é importante a utilização de elementos para as cadeias referenciais, e assim deixando o texto mais coeso e coerente, contribuindo para uma significativa compreensão do sentido, em nível micro e macro textual.Téléchargements
Références
CHAUD, M. R. Saussure, Lyons e a partida de xadrez: comparar ou não comparar? Disponível In.: < http://www.entrepalavras.ufc.br/>. Acesso em: 12 set. 2014.
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Disponível In.:< http://www.entrepalavras.ufc.br/>. Acesso em: 15 set. 2014.
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KOCH, I. V. ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.
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