Os Projetos de Letramento como instrumentos potencializadores do ensino da escrita no contexto escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02128

Keywords:

Projetos de Letramento, Ensino de escrita, Prática social situada

Abstract

A escrita perpassa todas as esferas sociais e implica na autonomia e empoderamento do indiví­duo. Assim, objetivamos, neste artigo, discorrer sobre os Projetos de Letramento (PL) e de que modo eles podem atuar como instrumentos potencializadores do ensino da escrita no contexto escolar, uma vez que se baseiam no interesse do aluno e na minimização dos problemas que interferem na aprendizagem da linguagem. Dessa forma, recortamos, para análise, uma experiência com PL desenvolvida, por ocasião do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFRN), com alunos do 7º ano de uma escola pública estadual do Rio Grande do Norte. Para tanto, consideramos os fundamentos teóricos referentes ao Projetos de Letramento instaurados por Kleiman (1995, 2002, 2010); Oliveira; Tinoco; Santos (2014), Oliveira (2016), Santos (2016) e Santos- Marques (2016). Metodologicamente, nos pautamos nos direcionamentos da pesquisa-ação, instituí­dos por Thiollent (1986) e seguimos a abordagem qualitativa de dados, discutida por Bogdan e Biklen (1994). Partindo do interesse dos alunos, o projeto contemplou a temática saúde e considerou a escrita como prática social situada. Os resultados apontam que os Projetos de Letramento redimensionam a prática do professor e contribuem para que o estudante use a leitura e a escrita de forma empoderada, reflexiva, emancipada e em variados contextos da atividade humana.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAUJO, C. G. C. Projetos de letramento: impactos no ensino da escrita no contexto escolar. 2020. 145f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Currais Novos, 2020.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

FREIRE, P. Educação e mudança. Traduzido por Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martins. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

HEATH, S. B. What no bedtime story means: narrative skills at home and school. Language in Society. v. 11, p. 49-76, 1982.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15 – 61.

KLEIMAN, A. B; Grande, P. B. Interseções entre a linguí­stica aplicada e os estudos de letramento: desenhos transdisciplinares, éticos e crí­ticos de pesquisa. Revista Matraga. Rio de janeiro, v. 22, n.36, p. 11-30, jan/jun. 2015.

MARCUSCHI, L. A. Princí­pios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In: MARCUSCHO, L. A.; DIONISIO, A. P. (org.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

OLIVEIRA, M. S.; TINOCO, G. M. A. M.; SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento e formação de professores de lí­ngua materna. 2. ed. Natal/RN: EDUFRN, 2014.

OLIVEIRA, M. S.O que é, como se faz e o que significa trabalhar com projeto de letramento. In: SATO, D. T. B.; BATISTA JUNIOR, J. R. L.; SANTOS, R. C. R. (org.). Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. Pipa comunicações, 2016. p. 279-303.

PAZ, A. M. O. Registros de ordem e ocorrências: uma prática de letramento no trabalho de enfermagem hospitalar. 2008. 38f. (Tese de Doutorado) – Programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem. Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes. Departamento de Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2008.

SANTOS, I. B. A. O ensino da escrita na perspectiva do letramento e do empoderamento para a participação e a mudança social. In: SATO, D. T. B.; BATISTA JUNIOR, J. R. L.; SANTOS, R. C. R.(org.). Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. Pipa comunicações, 2016. p. 179-205.

SANTOS-MARQUES, I. B. A. A formação de professores de lí­ngua portuguesa: projetos de letramento, agência e empoderamento. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Marcado das Letras, 2016. p. 111- 142.

SOUZA, A.; OLIVEIRA, M. Os projetos de letramento como instrumentos de ressignificação do tempo, dos espaços e dos materiais escolares. Revista do GELNE, Natal, v.19, n. Especial, p.139-154, 2017.

STREET, B. V. Literacy in theory and pratice. Cambridge, Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MATILDES, M.; CARVALHO, G.T. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 33-55.

Published

2021-12-08

How to Cite

ARAUJO , C. G. C. .; PAZ , A. M. de O. . Os Projetos de Letramento como instrumentos potencializadores do ensino da escrita no contexto escolar. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 10, p. e02128, 2021. DOI: 10.22297/2316-17952021v10e02128. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/3684. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)