Uma análise de critérios de avaliação da produção textual de gêneros da ordem do argumentar

Autores/as

  • Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes
  • Luciana Pereira da Silva
  • Marina Siqueira Persegona Schühli

Palabras clave:

Ensino de Lí­ngua Materna, Avaliação, Gêneros da ordem do argumentar

Resumen

Este trabalho propõe reflexões sobre o processo de avaliação da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar no Ensino Fundamental II. Para tanto, em um primeiro momento, será apresentado um breve panorama sobre o ensino de lí­ngua materna, em especial, sobre a questão da produção de texto escrito e de sua avaliação na escola. Em seguida, serão investigadas e analisadas algumas propostas de avaliação de textos já elaboradas por outros pesquisadores, como Passarelli (2012), Abaurre e Abaurre (2012) e Wachowicz (2015). A partir dessas discussões, constrói-se um quadro conceitual da avaliação da escrita de gêneros de base argumentativa e, finalmente, apresenta-se a organização de uma tabela de critérios especí­fica para gêneros desse agrupamento. Tal proposta é norteada nas concepções anteriormente examinadas e na investigação, via questionário, com professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná.

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Publicado

2017-06-05

Cómo citar

GOMES, A. de F. R. .; SILVA, L. P. da; SCHÜHLI, M. S. P. . Uma análise de critérios de avaliação da produção textual de gêneros da ordem do argumentar. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 150–175, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/947. Acesso em: 23 nov. 2024.