Uma análise de critérios de avaliação da produção textual de gêneros da ordem do argumentar
Palabras clave:
Ensino de Língua Materna, Avaliação, Gêneros da ordem do argumentarResumen
Este trabalho propõe reflexões sobre o processo de avaliação da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar no Ensino Fundamental II. Para tanto, em um primeiro momento, será apresentado um breve panorama sobre o ensino de língua materna, em especial, sobre a questão da produção de texto escrito e de sua avaliação na escola. Em seguida, serão investigadas e analisadas algumas propostas de avaliação de textos já elaboradas por outros pesquisadores, como Passarelli (2012), Abaurre e Abaurre (2012) e Wachowicz (2015). A partir dessas discussões, constrói-se um quadro conceitual da avaliação da escrita de gêneros de base argumentativa e, finalmente, apresenta-se a organização de uma tabela de critérios específica para gêneros desse agrupamento. Tal proposta é norteada nas concepções anteriormente examinadas e na investigação, via questionário, com professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná.
Descargas
Citas
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
______. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de textos no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, 139-162.
CENPEC. Pontos de vista. Caderno do professor: orientações para produção de textos. Equipe de produção: Egon de Oliveira Rangel, Eliana Gagliardi e Heloísa Amaral. São Paulo: Cenpec, 2010c. Coleção da Olimpíada.
COSTA, I. B.; SILVA, L. P. Coerência. In: COSTA, I. B. e FOLTRAN, M. J. (Org.). A tessitura da escrita. São Paulo: Contexto, 2013.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
______. A coerência textual. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.
MACHADO, A. R.; CRISTÓVíO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares da educação básica: língua portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.
PASSARELLI, L. G. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012.
WACHOWICZ, T. C. Avaliação de textos na escola. Curitiba: Intersaberes, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.