Os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto

Autores

  • Nathan Bastos de Souza Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Valdemir Miotello Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Ética, Canção de protesto, Discurso de denúncia social

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto. Percebemos a emergência de reflexões a respeito do cancioneiro latino-americano (hispano-falante, em nosso caso) pelo tratamento dado à denúncia social que tem dispensado em seu discurso. Especificamente, estudamos as seguintes canções: "Al centro de la injusticia", letra de Violeta Parra, interpretada por Isabel Parra; "Cuando tenga la tierra", letra de Daniel Toro e Ariel Petrocelli, interpretada por Mercedes Sosa e "Si se calla el cantor", letra de Horácio Guarany, cantada por ele e por Mercedes Sosa. No aporte teórico, revisamos a noção de ato ético, conforme discutida na reflexão bakhtiniana. O procedimento de análise é o cotejamento de textos e os resultados apontam que o ato de cantar, nas canções ora analisadas, constitui a luta traduzida em ato ético; cantar se torna colocar o corpo (e a voz) na luta de classes.

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Referências

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

SOUZA, N. B. de .; MIOTELLO, V. . Os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 284–302, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1049. Acesso em: 5 nov. 2024.