Os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto
Palavras-chave:
Ética, Canção de protesto, Discurso de denúncia socialResumo
O objetivo deste artigo é investigar os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto. Percebemos a emergência de reflexões a respeito do cancioneiro latino-americano (hispano-falante, em nosso caso) pelo tratamento dado à denúncia social que tem dispensado em seu discurso. Especificamente, estudamos as seguintes canções: "Al centro de la injusticia", letra de Violeta Parra, interpretada por Isabel Parra; "Cuando tenga la tierra", letra de Daniel Toro e Ariel Petrocelli, interpretada por Mercedes Sosa e "Si se calla el cantor", letra de Horácio Guarany, cantada por ele e por Mercedes Sosa. No aporte teórico, revisamos a noção de ato ético, conforme discutida na reflexão bakhtiniana. O procedimento de análise é o cotejamento de textos e os resultados apontam que o ato de cantar, nas canções ora analisadas, constitui a luta traduzida em ato ético; cantar se torna colocar o corpo (e a voz) na luta de classes.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 6 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_____. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2ª Ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
_____. (V.N. VOLOCHíNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. Vieira. 13 Ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
FINUCCI, R. O. Todos somos gauchos. Buenos Aires: Letemendia casa editora, 2012.
GALEANO, E. Las venas abiertas de América Latina. México DF: Ed. Siglo XXI, 2004.
GIORDANI, S. El nuevo cancionero y la herida absurda. Apuntes sobre genealogía y valor en el folklore. In. ADUCCI, P. CABRERA, L. CANTEROS, LS. et. al.Diez ironías sobre la libertad de expresión. Argentina: Colectivo de trabajadores de prensa, 2012, p. 8-25.
HERNíNDEZ, J. El gaucho Martín Fierro. Madri: Alianza Editorial,2003. LABORDA, G. El asado. Origen, historia, ritual. Montevideo: Ediciones de la Banda Oriental, 2011.
PONZIO, A. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. BAKHTIN, M.M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 9-38.
RAMA, A. A cidade letrada. Tradução de Emir Sader. São Paulo: Boitempo, 2015. TATIT, L. A canção: eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986.
_____. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
Referências discográficas
GUARANY, H. Si se calla el cantor. Intérpretes Mercedes Sosa e Horacio Guarany. In. SOSA, M. Mercedes Sosa, 30 años. Buenos Aires: Verve World, 1993. Disco sonoro. Faixa 15.PARRA, V. Al centro de la injusticia. Intérprete Isabel Parra. In. PARRA, I.Isabel Parra,vol.II. Santiago: Arena, 1968. Faixa 8. Disco sonoro.
TORO, D;PETROCELLI, A. Cuando tenga la tierra. Intérprete Mercedes Sosa. In. SOSA, M. GIECO, L. NASCIMENTO, M. Corazón americano. Buenos Aires: Philips Records, 1984. Faixa 10. Disco sonoro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.