Os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto
DOI:
https://doi.org/10.22297/dl.v6i2.2690Palavras-chave:
Ética, Canção de protesto, Discurso de denúncia socialResumo
O objetivo deste artigo é investigar os percursos éticos do cantar no discurso de denúncia social em três canções de protesto. Percebemos a emergência de reflexões a respeito do cancioneiro latino-americano (hispano-falante, em nosso caso) pelo tratamento dado à denúncia social que tem dispensado em seu discurso. Especificamente, estudamos as seguintes canções: "Al centro de la injusticia", letra de Violeta Parra, interpretada por Isabel Parra; "Cuando tenga la tierra", letra de Daniel Toro e Ariel Petrocelli, interpretada por Mercedes Sosa e "Si se calla el cantor", letra de Horácio Guarany, cantada por ele e por Mercedes Sosa. No aporte teórico, revisamos a noção de ato ético, conforme discutida na reflexão bakhtiniana. O procedimento de análise é o cotejamento de textos e os resultados apontam que o ato de cantar, nas canções ora analisadas, constitui a luta traduzida em ato ético; cantar se torna colocar o corpo (e a voz) na luta de classes.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução do russo de Paulo Bezerra. 6 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_____. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 2ª Ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
_____. (V.N. VOLOCHíNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. M. Lahud e Y. Vieira. 13 Ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
FINUCCI, R. O. Todos somos gauchos. Buenos Aires: Letemendia casa editora, 2012.
GALEANO, E. Las venas abiertas de América Latina. México DF: Ed. Siglo XXI, 2004.
GIORDANI, S. El nuevo cancionero y la herida absurda. Apuntes sobre genealogía y valor en el folklore. In. ADUCCI, P. CABRERA, L. CANTEROS, LS. et. al.Diez ironías sobre la libertad de expresión. Argentina: Colectivo de trabajadores de prensa, 2012, p. 8-25.
HERNíNDEZ, J. El gaucho Martín Fierro. Madri: Alianza Editorial,2003. LABORDA, G. El asado. Origen, historia, ritual. Montevideo: Ediciones de la Banda Oriental, 2011.
PONZIO, A. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. BAKHTIN, M.M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 9-38.
RAMA, A. A cidade letrada. Tradução de Emir Sader. São Paulo: Boitempo, 2015. TATIT, L. A canção: eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986.
_____. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
Referências discográficas
GUARANY, H. Si se calla el cantor. Intérpretes Mercedes Sosa e Horacio Guarany. In. SOSA, M. Mercedes Sosa, 30 años. Buenos Aires: Verve World, 1993. Disco sonoro. Faixa 15.PARRA, V. Al centro de la injusticia. Intérprete Isabel Parra. In. PARRA, I.Isabel Parra,vol.II. Santiago: Arena, 1968. Faixa 8. Disco sonoro.
TORO, D;PETROCELLI, A. Cuando tenga la tierra. Intérprete Mercedes Sosa. In. SOSA, M. GIECO, L. NASCIMENTO, M. Corazón americano. Buenos Aires: Philips Records, 1984. Faixa 10. Disco sonoro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Diálogo das Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.