Letramento digital de professores: um estudo de suas práticas e dificuldades em tempos de pandemia e afastamento social

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02319

Keywords:

COVID-19 Pandemic, Remote teaching, Teacher digital literacy

Abstract

A pandemia por COVID-19 modificou o cotidiano de profissionais em inúmeras atividades humanas, fazendo com que recorressem a artefatos digitais e às redes sociais para atenuar os impactos gerados pelas medidas governamentais de isolamento social. No caso dos trabalhadores docentes com ou mais de sessenta anos, inicialmente, considerados grupos de maior vulnerabilidade ao vírus, tais medidas ocasionaram mudanças em suas práticas profissionais, sobretudo, com a migração do formato de trabalho do presencial para o remoto. Nessa perspectiva, o presente artigo analisa as práticas de letramentos digitais desses profissionais, as dificuldades enfrentadas e os seus impactos nas atividades de ensino, inclusive, nas interações sociais. Para os aportes teóricos, adotamos os estudos dos Letramentos como prática social (KLEIMAN, 1995) e os Letramentos digitais em espaços escolares (RIBEIRO 2009; 2021; ROJO, 2009; XAVIER, 2002). Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994) e sua geração de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas realizadas via plataformas WhatsApp e Google Meet. Participaram da investigação três professores com idades de 60 a 67 anos, atuantes em instituições do interior do estado do RN. Os resultados revelaram as dificuldades desses profissionais quanto ao manuseio de recursos digitais através do computador e do celular, em situações de atuação docente, o que sugere a necessidade de formações focadas nas diversidades dessas ferramentas, como também em seus usos em práticas de sala de aula, de modo a fortalecer o letramento digital desses profissionais ainda ativos em atividades laborais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alyssandra Viana Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Patrícia Micarla Guedes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Maria de Oliveira Paz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FELCS/UFRN). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

References

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRITO, L. T. A.; VIEIRA, D. D.; PONTES, A. L. O letramento digital no curso de Letras da UERN. Diálogo das Letras, v. 4, n. 2, p. 93-105, 2015.

BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EDUCAREDE: EDUCAÇÃO, INTERNET E OPORTUNIDADES, 3, 2006, São Paulo. Anais do III Congresso Americano Educarede. São Paulo: Portal Educarede, 2006.

ERICKSON, F. Qualitative methods in research in teaching. New York: Macmillan, 1986.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

KLEIMAN, A. Introdução: o que é letramento. In: KLEIMAN, A. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 13-61.

KLEIMAN, A. A interface de questões éticas e metodológicas na pesquisa em Linguística Aplicada. In: SILVA, D. E. G.; VIEIRA, J. A. (org.). Análise do discurso: percursos teóricos e metodológicos. Brasília: UnB: Plano, 2002. p. 187-202.

MARCUSCHI, L. A. A transcrição de conversações. In: MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1991. p. 9-13.

MOITA LOPES, L. P. Pesquisa Interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.

MORTATTI, M. R. L. Educação e letramento. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.

RIBEIRO, A. E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da Abralin, v. 8, n. 1, p. 15-38, 2009.

RIBEIRO, A. E. Tecnologias na educação: questões e desafios para a produção de sentidos. Revista Práticas de linguagem, v. 4, n. 2, p. 152-158, 2014.

RIBEIRO, A. E. Tudo que fingimos (não) saber sobre tecnologias e educação. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. M. (org.). Tecnologias Digitais e Escola: reflexões no projeto “Aula Aberta” durante a pandemia (org.). São Paulo: Parábola, 2020. p. 111-117.

RIBEIRO, A. E. Educação e tecnologias digitais na pandemia: ciclos da precariedade. Cadernos de Linguística, v. 2, n. 1, p. 01-16, 2021.

PAIVA, V. L. M. O. Tecnologia durante o confinamento. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. M. Tecnologias Digitais e Escola: reflexões no projeto “Aula Aberta” durante a pandemia (org.). São Paulo: Parábola, 2020. p. 57-69.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

XAVIER, A. C. S. Hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. 2002. 214 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas/SP, 2002.

Published

2023-08-14

How to Cite

FONSECA, A. V.; SILVA, P. M. G. da .; PAZ, A. M. de O. Letramento digital de professores: um estudo de suas práticas e dificuldades em tempos de pandemia e afastamento social. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02319, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02319. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4708. Acesso em: 21 nov. 2024.